9 marcas que trabalham com refis e troca de embalagens

Com a sustentabilidade em alta, já existem marcas que oferecem programas de reciclagem e refis de seus produtos.

A sustentabilidade nunca esteve tão em destaque na moda e na beleza, e fazer a nossa parte para tornar o mundo mais sustentável está ficando cada vez mais fácil. Comprar em lojas que fazem reuso de materiais e buscar consumir menos são algumas opções, e a sua rotina de beleza também pode ser adaptada para produzir menos lixo.

Entram aí as marcas que têm sistemas de refil ou de reciclagem de embalagens. São formas de fazer com que o cliente não apenas gaste menos na hora de repor o seu sabonete líquido preferido, por exemplo, como de também reduzir o descarte de embalagens. Nessa pegada, ELLE fez uma seleção de projetos, dentro e fora do país, que têm programas como esses.

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Refil: Natura

Onde: Brasil
A Natura é uma marca que existe no Brasil desde 1969, mas apenas alguns anos depois, em 1983, ela instaurou o seu sistema de refil de produtos, especialmente de shampoos, condicionadores, sabonetes líquidos e óleos corporais. A Natura foi a primeira empresa de cosméticos a oferecer esse tipo de serviço por aqui e, desde então, se tornou uma referência no mercado. O objetivo do projeto é diminuir a produção de lixo e usar a reciclagem de materiais (todas as embalagens de refis são feitas com alguma porcentagem de materiais reciclados), além de criar uma cultura mais sustentável envolvendo seus produtos.

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Refil: Artdeco

Onde: Brasil e nos países em que a marca está presente
A Artdeco conta com uma série de produtos, como blushes, sombras, pós compactos e corretivos, vendidos no sistema de refil. O cliente adquire uma caixinha do tamanho desejado e pode montar o seu kit com os produtos que quiser  todos os refis são magnetizados para que exista o encaixe correto nas embalagens. Se a sua sombra preferida acabar, basta você comprar um refil para recolocar no recipiente.

Refil + Troca de embalagens: L’Occitane en Provance

Onde: Brasil e nos demais países onde a marca está presente
A L’Occitane en Provence oferece refis para seus shampoos, condicionadores e sabonetes líquidos. Além disso, a marca tem uma parceria com a TerraCycle para reciclagem de embalagens – cada cliente pode levar cinco recipientes full size usados nas lojas L’Occitane en Provence ou L’Occitane au Brésil no shopping Morumbi, em São Paulo, em troca de um creme de mãos de 30 ml.

Refil + Troca de embalagens: Shiseido

Onde: Brasil e nos países em que a marca está presente
Algumas marcas de cosméticos, como a Shiseido, já contam com refis para seus produtos mais famosos. As bases solares da grife são um exemplo. Você pode comprar a embalagem completa com o pó na primeira aquisição e, depois, obter só o produto em si e manter o recipiente original. Desde o final do ano passado, a marca lançou também aqui no Brasil uma campanha chamada “Loucas por Suncare” em que promove a troca de embalagens usadas. Juntando três com o selo da promoção, é possível conseguir por uma base UV Protective Compact Foundation.

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Refil + troca de embalagens: Blackstones NY

Onde: Nova York, Estados Unidos
O salão de beleza superbadalado em Nova York tem uma linha de shampoos e condicionadores que são desenvolvidos em casa, na sede do East Village. Como as fórmulas são todas feitas na hora, é possível levar uma embalagem vazia para ser reabastecida ou trocar o recipiente por um novo, cheio, caso o antigo não esteja mais em boas condições de uso. Todas as embalagens são recicladas pela própria Blackstones, e o salão também instaurou um sistema de descontos: são U$ 2 a menos no valor de cada refil e U$ 1 devolvido para cada embalagem retornada.

Troca de embalagens: MAC

Onde: Brasil e nos demais países onde a marca está presente
Uma das maiores marcas de maquiagem do mundo, a MAC tem um programa muito conhecido mundo afora, o Back to MAC. A premissa é simples: juntando seis embalagens de produtos da marca vazios, você pode trocá-las por um batom de sua escolha, em qualquer loja da label no mundo.

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Troca de embalagens: Lush

Onde: Brasil e nos países onde a marca está presente
Tanto no Brasil quanto lá fora, a Lush tem um sistema de devolução de embalagens em troca de um produto. Juntando seis recipientes vazios de itens da casa, você pode trocá-los em qualquer loja por aqui ou lá fora por uma máscara fresca.

Troca de embalagens: Zoya Nail Polish

Onde: Estados Unidos (a troca é feita via correio)
A Zoya, uma label de esmaltes muito conhecida lá fora, tem um programa desenvolvido em homenagem ao Dia da Terra (celebrado no mês de abril) em que oferece descontos de 50% na compra de novos esmaltes durante um período do mês em troca da devolução de embalagens vazias ou de esmaltes antigos. Porém, a Zoya confia em seus clientes – ela funciona com um honor system, um ‘sistema de honra’ -, em que permite que os clientes mandem as embalagens desejadas de volta pelo correio ou então façam uma doação para instituições locais por escolha própria.

Troca de embalagens: Kiehl’s

Onde: Brasil e Estados Unidos
Famosa pelos seus cremes de cuidados com os olhos, a Kiehl’s tem um programa de reciclagem que funciona com trocas de embalagens. Aqui no Brasil, cinco embalagens devolvidas equivalem a um Lip Balm, e dez são iguais a um Hands Soap. Nos EUA, cada embalagem vazia retornada para uma loja é igual a um selo e, juntando dez selos, os clientes podem retirar na loja qualquer produto em tamanho viagem no valor de até US$ 11.

Troca de embalagens: O Boticário

Onde: Brasil
Entre os dias 22 e 26 de maio, a marca se propôs a trocar embalagens vazias de seus produtos por itens de maquiagem de suas linhas Intense e Make B. A iniciativa esgotou em menos de dois dias com as trocas sendo feitas em lojas de todo país a partir de um cadastro no site que também garantia um voucher de desconto de até 20% na compra de produtos na linha Intense. A ação fez parte do programa de reciclagem da empresa, o “Boti Recicla”, que tem como proposta orientar as pessoas e incentivá-las a fazer o descarte correto dos resíduos. Além disso, a marca mantém um programa de logística reversa para evitar descartes inapropriados destas embalagens. Em qualquer época do ano, as lojas físicas recebem frascos, cartuchos, potes e outros recipientes das quatro marcas do Grupo Boticário (O Boticário, quem disse, Berenice?, The Beauty Box e Eudora).

 

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  1. Mari Cordeiro

    Faltou citar alguns:
    – Retorna Berê, da QDB: necessário fazer cadastro prévio no site do programa;
    – Boticário/Centauro: parece que recolhem produtos de cosméticos/artigos esportivos. Não oferecem nada em troca, mas pelo menos o descarte é feito da forma adequada;
    – Lush: a troca pela máscara só vale para embalagens pretas, mas como a marca incentiva a sustentabilidade, você pode devolver as outras ou simplesmente utilizá-las como refil na loja física, mas nesse caso não oferecem desconto;

    De forma geral, acho uma pena as outras marcas que ainda não tiveram essa sacada! E as que têm, certamente dou preferência como consumidora! Mas ainda falta utilizarem isso de forma mais apropriada no marketing, na maioria dos sites dessas lojas não há informação alguma. E quando existe, está beem escondida. E, por isso, muitos clientes acabam desconhecendo e descartando o produto de maneira inadequada. Vamos investir mais nisso!

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