A marca brasileira de maquiagem natural que você precisa conhecer

"Os brasileiros estão prontos para este novo mercado verde e merecem isso", diz a fundadora Luisa Baims.

Luisa Baims é carioca, mas vive há anos na Alemanha, país conhecido por concentrar o maior mercado consumidor de alimentos e cosméticos orgânicos da Europa. Mesmo com um sócio (e marido) alemão, ela decidiu fundar sua marca de maquiagem natural no Brasil, a BAIMS. “Imediatamente pensamos no Brasil pela vontade de levar estes produtos e conceito para o consumidor brasileiro e também pensando na escassez de ofertas de cosméticos deste gênero no mercado”, declarou em entrevista à ELLE. “Por que um país que é considerado o terceiro maior consumidor de cosméticos no mundo não pode ter o direito de ter alternativas mais saudáveis no que se refere à maquiagem?”, questiona. 

Leia mais: A linha de cosméticos Kat Von D agora é 100% vegana

A ideia foi produzir cosméticos que tivessem a mesma pigmentação e qualidade do que os sintéticos, mas que não comprometessem o mundo em que vivemos. Além de pensar em fórmulas especiais, Luisa explica que a grande questão é mudar a mentalidade do público que gosta de maquiagem, mas que não está acostumado a pensar além disso. “O maior desafio é elevar a autoestima das pessoas e incentivá-las a cuidar de si mesmas, dos seres que amam e do ambiente em que vivem”, diz.

Confira abaixo uma entrevista com a fundadora da marca, que vai lançar os seus produtos no mercado Europeu em 2017.

Desde que a BAIMS foi lançada, você sente que vem aumentando a procura por produtos naturais?

Foi e tem sido um grande desafio entrar num mercado como o Brasil, com uma marca nova, onde a escassez de cosméticos naturais e orgânicos é grande e a procura por estes produtos é ainda bem pequena pela própria falta de informação ou conscientização. Mas temos sido positivamente surpreendidos pela aceitação e grande interesse das pessoas em conhecer nossos produtos. Sentimos a preocupação delas com o meio-ambiente, com a sustentabilidade, com os animais e, mais que isso, sentimos que eles estão muito felizes que uma empresa com este conceito e preocupação esteja entrando no mercado. Que venham mais e mais marcas e empresas para suprir o mercado brasileiro, tão carente de produtos naturais e orgânicos certificados. Os brasileiros estão prontos para este novo mercado verde e merecem isso.

Quais diferenças no mercado vocês apontam no Brasil e na Alemanha?

Para começar, a falta de regulamentação no Brasil a respeito de cosméticos orgânicos, o que dá margem à muita confusão nas informações que o consumidor recebe, desfavorecendo demais o fortalecimento das marcas no mercado verde. Além disso, outra grande diferença é que a Alemanha, por ser o maior mercado consumidor de alimentos e cosméticos orgânicos da Europa, nos mostra uma conscientização muito maior do consumidor com relação à preocupação com a própria saúde e com o meio-ambiente, o que fez com que este mercado de cosméticos naturais tenha crescido anualmente cerca de 8% desde 2013, contra 2% de crescimento no mercado de cosméticos convencionais. Isso já diz tudo, certo?

Como é o processo para que os produtos naturais tenham tanta fixação quanto os sintéticos?

Para dar cor, brilho e iridescência à maquiagem, a BAIMS só usa pigmentos minerais que passam por um processo complexo para assegurar que não persiste nenhum risco de contaminação. Nossos produtos foram desenvolvidos com exclusividade em laboratórios especializados, com maior know-how e tecnologia em maquiagem natural da Europa. O resultado são fórmulas elaboradas com ingredientes 100% naturais e orgânicos certificados, que possuem a mesma performance e fixação que as maquiagens convencionais, porém com a grande vantagem de não conter derivados de petróleo (como óleo mineral e parafina), conservantes nocivos (como parabenos e formol), metais pesados (como chumbo e mercúrio), polietilenoglicóis (PEGs), triclosan, silicone, sulfatos, cloridrato de alumínio, acetato de tocoferol, talco, transgênicos (GMO), nanopartículas, produtos de origem animal, fragrâncias sintéticas nem corantes artificiais.

Por que escolheram a Alana Rox para ser embaixadora da marca aqui? 

Escolhemos a Alana Rox porque ela tem uma incrível trajetória em defesa dos animais e também mostra que ser saudável vai além da alimentação. Nós devemos nos preocupar também com o que aplicamos na pele, o maior órgão do nosso corpo, e a Alana tem essa preocupação, transmite essa preciosa ideia adiante através do espaço que ela conquistou em suas redes e no meio vegano e natural. Além disso, antes mesmo de a convidarmos para ser nossa embaixadora, ela já havia se apaixonado pelo conceito da BAIMS, pelos produtos. Queríamos alguém que não só representasse os nossos ideais, como também fosse apaixonada pelas maquiagens, por isso ela foi a escolha ideal.

Quais são os maiores desafios de uma marca de beleza vegana?

O maior desafio não está somente no fato da marca ser de beleza vegana, mas principalmente por ser 100% natural e orgânica certificada, o que causa ainda muitos questionamentos e dúvidas pela falta de conhecimento e desinformação que existe no Brasil com relação à este tipo de produto. Infelizmente, o governo brasileiro ainda não reconhece os cosméticos orgânicos como tal, o que ajuda com que muitas marcas se aproveitem deste fato, vendendo o “falso natural” ou aplicando o famoso “greenwashing”, enganando o consumidor. A BAIMS pretende inspirar algo muito maior que a beleza aparente; espera poder elevar a autoestima das pessoas e incentivá-las a cuidar de si mesmas, dos seres que amam e do ambiente em que vivem. Este é o maior desafio.

Há muita confusão entre veganos, naturais e orgânicos. Quais são as diferenças de cada?

Uma maquiagem vegana é aquela livre de testes em animais e ingredientes de origem animal. Suas fórmulas podem ser naturais mas também podem ser artificiais, desde que sejam livres de testes em animais e ingredientes de origem animal. Já as maquiagens naturais são aquelas cuja fórmula contém pouco ou nenhum ingrediente sintético e predominam ingredientes naturais: óleos, extratos e manteigas vegetais, óleos essenciais, entre muitos outros. O diferencial da maquiagem orgânica é que além de ter uma fórmula 100% natural, possui ingredientes provenientes da produção orgânica. Isto é: livres de agrotóxicos, organismos geneticamente modificados, adubos sintéticos, que estão ligados a diversos malefícios para a saúde e para a natureza. Ambos casos (natural e orgânica) não levam parabenos, fragrâncias ou corantes artificiais, derivados de petróleo, silicones e outros ingredientes tido como perigosos para a saúde e para o meio ambiente. A BAIMS é orgânica e vegana. Não utilizamos testes em animais, ingredientes de origem animal, e nossos produtos além de conterem somente ingredientes naturais, esses ingredientes naturais são predominantemente orgânicos.

Quais são os próximos planos da marca?

Em dezembro desse ano, lançaremos pincéis veganos de maquiagem com cabo de bambu e cerdas de Taklon de alta qualidade. Em 2017, lançaremos lápis delineador de olhos, novas cores para produtos já existentes e vários novos produtos que ainda estão sendo testados e por enquanto são surpresa! Aguardem por novidades!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s