Cópias de artigos de luxo invadem o mundo da beleza

Kat Von D e consumidoras se posicionam sobre marcas que produzem Fast Beauty

Marcas de beleza que produzem fast beauty, o equivalente da beleza ao fast fashion — a produção em larga escala de produtos que seguem tendência atrás de tendência — estão sob todos os radares com uma polêmica específica: cópias.

Em um post no Instagram, a empresária do mundo da beleza Kat Von D afirma que a Makeup Revolution London fez uma cópia de sua paleta Shade & Light Eyeshadow (adotando, inclusive, o nome de Ultra Eye Contour Light and Shade), e a blogueira Angela Collinson, do Beauty by the Bunny, postou um artigo no qual questiona se a Make Up Revolution foi longe demais. No post, ela lista uma suposta série de imitações realizadas pela marca — que vão desde a concepção e embalagem ao formato — incluindo o recém-lançado batom Renaissance, comparado aos criados pela top maquiadora Charlotte Tilbury.

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Apesar do contexto diferente, a situação foi comparada à das cópias que acontecem no mundo da moda, e instigam questões éticas e legais sobre o assunto. Zara, Topshop e Nasty Gal estão entre as acusadas de adaptar looks de marcas de luxo, como a Gucci e a Chanel — além de artistas e designers independentes — e enviarem versões pasteurizadas para suas araras.

No que diz respeito às vestimentas, no entanto, as cópias tendem a ser mais mascaradas ou motivo de vergonha. No caso da maquiagem, os produtos são feitos para emular versões de artigos de luxo. Algumas consumidoras, inclusive, defendem as cópias pois elas possibilitam o acesso às tendências por pessoas que não tem o mesmo poder de compra do outro mercado de beauté.

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We are loving "Cliche" Renaissance lipstick! 💜 #RenaissanceLipstick

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Adam Minto, fundador da Make Up Forever e de sua marca parente, a TAM Beauty, dita o coro em uma entrevista de 2016: “A maquiagem não pode ser elitista.” Ele afirma que seu foco é fazer “maquiagem de qualidade acessível para todos.”

Enquanto a paleta de Kat Von D custa US$ 48, a da Make Up Revolution custa apenas US$ 15. “Eles tem ótimas cópias de cores, e a qualidade é incrível, se considerarmos o preço”, afirmou uma consumidora ao Bussiness of Fashion.

Quem ouve o discurso pode imaginar que encontrará de tudo nas prateleiras de perfumarias e farmácias, mas algumas questões ainda não foram contempladas — mesmo com a demanda pública, por exemplo, a falta de base para peles negras ainda chama atenção no mercado. Algumas consumidoras questionam a justificativa da prática: “marcas como Sleek e NYX tem produtos baratos e de boa qualidade que não são cópias”, contou Charlie, de 24 anos, ao Bussiness of Fashion.

No quesito jurídico, há dificuldade de provar copyright, já que embalagens dificilmente são consideradas cópias se não imitarem logos ou fontes. Para as consumidoras, no entanto, enquanto artigos de luxo forem itens de desejo, marcas focarão na produção de itens similares, dirigidos a um mercado que não para de crescer — só em 2016 e no Reino Unido, as vendas do segmento atingiram o maior valor da história: 4 bilhões de libras esterlinas.

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