Hairceuticals são a nova mania de beleza. Você sabe o que são?

Espécie de dermocosmético para os cabelos, os hairceuticals são a próxima onda a fazer a sua cabeça.

Pense nos dermocosméticos, troque pele por cabelos e, voilà, eis o conceito dos hairceuticals. Fusão da palavra “hair” e “pharmaceutical”, eles são produtos que prometem tratar diversos problemas capilares (de queda a ressecamento excessivo dos fios), ficando no limiar entre cosméticos e medicamentos. “Levam elementos naturais, como plantas, combinados com proteínas hidrolisadas, aminoácidos e outros ativos inspirados na indústria farmacêutica, que potencializam sua ação”, aponta Juha Antero, colorista do M. G. Hair. Ainda pouco conhecidos no Brasil, eles já aparecem no topo das principais pesquisas de trends para o mercado da beleza pelo mundo. “A onda dos hairceuticals é forte especialmente na Ásia e na Austrália, mas não vai demorar para chegar aqui”, completa Juha, que indica dois produtos com esse conceito: o xampu da Schwarzkopf, que leva colágeno, e a máscara com ingredientes veganos da Pureology.

Leia mais: Conheça dois novos tratamentos que prometem manter os cabelos em dia

Hoje, existem basicamente dois grupos de hairceuticals: aqueles com mais foco em elementos naturais e aqueles que colocam mais peso nos componentes medicinais e farmacêuticos. O que diferencia os primeiros das marcas unicamente naturebas é a associação com a tecnologia de ponta, caso da Phyto, que desembarca no Brasil nos próximos meses. A empresa francesa de haircare potencializa os benefícios de 500 tipos de plantas usando ativos desenvolvidos em parcerias com instituições como o conceituado Saint- -Louis Hospital, em Paris.

Um estudo com células-tronco, por exemplo, foi aproveitado no mais recente lançamento antiqueda da marca, o Phytologist 15. Ganhador do “Oscar francês da cosmética” de 2016, realizado há 25 anos com a indústria do setor, o tratamento é feito em 12 doses de um combinado de plantas medicinais de diferentes países com ativos “99% de origem vegetal e natural”. O produto promete parar a queda e acelerar o crescimento em dois meses.

Já a vertente focada nos componentes medicinais pode trazer altas doses de colágeno, proteínas, aminoácidos e vitamina E.A Kérastase flerta com essa onda no Brasil desde 1997, quando lançou o produto antiqueda L’Aminexil. Mas só passou a considerar o formato uma oportunidade real há três anos, com a chegada do Densifque e do Initialiste. “Eles potencializam o crescimento, a densidade e a resistência do cabelo”, diz Ana Paula Rosa, gerente de educação da marca.

Segundo Cris Dios, cosmetóloga e tricologista do salão Laces and Hair, os ativos farmacêuticos têm grande eficácia porque suas moléculas são menores e penetram mais profundamente na estrutura do fo. “Acredito muito nesse tipo de cosmético, que não faz maquiagem, mas trata de verdade o cabelo”, diz ela, lembrando que a tendência ainda será mais desenvolvida, com foco em ativos farmacêuticos cada vez mais potentes. Na próxima compra capilar, então, fique de olho no rótulo e capriche na aula de química e botânica. Seu cabelo agradece.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s