Marca indie de maquiagem orgânica é lançada no desfile da ÀLG

A Simple Organic fez sua estreia em grande estilo, como a primeira marca orgânica de beleza a assinar um desfile do SPFW.

As opções ainda são escassas, mas o mercado brasileiro agora conta com mais uma marca que luta pelo aumento da popularidade de produtos de beleza orgânicos, naturais e veganos. Lançada oficialmente no desfile da À La Garçonne no SPFW N43, a Simple Organic chega como uma alternativa ao que normalmente se associa à sustentabilidade. Assim como a eficiência das fórmulas, o design das embalagens demandou muita pesquisa e esforço, afinal, elas também fazem parte do processo de encantamento que o mundo da maquiagem exerce.

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A marca faz parte de um movimento indie na beleza que já faz sucesso lá fora e começa a aparecer aos poucos por aqui. Além de independentes, esses projetos buscam mostrar um novo jeito de se relacionar com a maquiagem e, por isso mesmo, costumam apresentar modelos que fogem do padrão que estamos acostumados a ver. Para a sua estreia, a fundadora Patricia Lima escolheu o desfile que mais se relacionava com a sua filosofia, o de Fábio Souza e Alexandre Herchcovitch, que desde que criaram a ÀLG entraram no debate de upcycling, reciclagem de materiais e sempre investiram em um casting mais diverso.

Patricia é fundadora da Revista Catarina e já trabalhava no mercado de moda há anos. Apesar da familiaridade com o universo, foi só depois de virar mãe que decidiu investir em uma marca de beleza natural. “Minha filha passava a mão no meu rosto e eu pensava que não queria que ela entrasse em contato com toda aquela maquiagem artificial”, declarou à ELLE. Depois de ter a ideia, ela foi atrás de todas as certificações necessárias e percebeu que este era um momento muito especial para lançar um projeto como esse. O consumo de moda e beleza está passando por mudanças e a nova geração vem cobrando uma preocupação ambiental real das marcas que consome.

A máscara de cílios promete ser o carro-chefe da marca porque apesar de não conter silicone em sua composição, é muito poderoso em comparação a outros produtos similares de marcas naturais. Por enquanto, foram apresentados no desfile um BB Cream, um primer, sérum, corretivo, iluminador, batons e pigmentos, que já estão em pré-venda no site, mas Patricia prepara mais lançamentos em breve.

Mercado efervescente

Duas outras marcas também estão movimentando o cenário local. A BAIMS tem influência alemã e nasceu com a ideia de produzir cosméticos que tivessem a mesma pigmentação e qualidade dos sintéticos, mas que não comprometessem o mundo em que vivemos. Além de pensar em fórmulas especiais, a criadora Luisa explica que a grande questão é mudar a mentalidade do público que gosta de maquiagem, mas que não está acostumado a pensar além disso. “O maior desafio é elevar a autoestima das pessoas e incentivá-las a cuidar de si mesmas, dos seres que amam e do ambiente em que vivem”, diz.

(Baims/Divulgação)

Já a FaceIt decidiu investir primeiro em batons com o diferencial de ser 100% vegana. O projeto foi criado por mãe e filha, Elza e Júlia Barroso, que, além do laço sanguíneo, compartilham uma vida agitada passando por várias áreas e moradias. “Quando morávamos em Londres, há 20 anos, todos os dias ficávamos vidradas nas vitrines de cosméticos, sempre entrando nas lojas para dar aquela olhadinha nas cores, cheiros e novidades”, conta Júlia. Depois de anos de preparação, a marca nasceu e podemos atestar que os batons são realmente eficientes.

(Cabéra / Clicio Barroso/Divulgação)

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