“Não se preocupe com o acabamento perfeito”, diz maquiadora global da Chanel

Maquiador a global da Chanel, Lucia Pica defende a liberdade e a imperfeição no make.

Foi um desafio para a Chanel encontrar quem substituísse Peter Philips quando o então diretor criativo da linha de beleza da maison, lançador de hits como os incontáveis esmaltes-desejo da grife, deixou o cargo, em 2013, rumo à Dior. O posto exigia alguém com ousadia suficiente para reinventar a linha de maquiagem, mas com sensibilidade na medida para não se afastar do DNA da marca. Dois atributos que Lucia Pica, 40 anos, tem de sobra. Italiana de Nápoles, a maquiadora fez seu nome em Londres, para onde se mudou aos 22 anos e ingressou na Greasepaint Makeup Academy.

Da escola, seguiu praticamente direto para a equipe da top maquiadora e empresária Charlotte Tilbury, com quem trabalhou por três anos até iniciar uma carreira solo. Durante uma década, equilibrou de forma bem-sucedida campanhas para marcas de luxo como Louis Vuitton, Dolce & Gabbana e Armani, parcerias com fotógrafos como Mario Testino e Willy Vanderperre e trabalhos conceituais para revistas (como i-D e Self Service) e marcas experimentais (entre elas, House of Holland e Peter Pilotto). Com sua visão cool e fresh sobre a beleza, ela traz uma pincelada de rebeldia ao defender o uso de cores vibrantes com liberdade, encarando o erro como parte do jogo. “Há muita força na imperfeição, nessas nuances presentes em algo ou alguém com defeitos”, diz. Não à toa, a recém-lançada Rouge Collection Nº 1, a primeira linha que criou para a Chanel desde que assumiu o cargo de maquiadora global da grife, no começo de 2015, propõe o vermelho para ser usado em tudo, inclusive nos olhos. Os produtos chegam ao Brasil em 2017, mas você já pode ver o resultado aqui: Lucia maquiou Kristen Stewart (o rosto da linha) para as fotos do perfil que fizemos da atriz, na página 194. A beauty artist também falou à ELLE sobre seus planos à frente da beleza da maison de Coco e dividiu suas dicas e crenças sobre maquiagem.

 Qual é o seu papel na Chanel hoje?

Há a criação da coleção, que inclui vários processos. Começa com a ideia e continua com a discussão com o estúdio da Chanel, a pesquisa de cores e texturas e as apresentações internas e externas, para a imprensa. Também participo de todas as campanhas de beleza e editoriais com os rostos da Chanel.

Por que criar uma coleção inteira dedicada ao vermelho?

Tenho uma obsessão pela cor e pelo que ela simboliza, algo relacionado ao mesmo tempo à feminilidade, à força, à vulnerabilidade e à sensualidade. É também um clássico, um pilar da Chanel.

Quem é a mulher Chanel para você?

Ela é sofisticada, vanguardista, inteligente e poderosa – sabe o que quer. Tudo gira em torno de sua personalidade, e não apenas da maneira como se veste. Coco Chanel é essa mulher e talvez minha primeira inspiração. Ela era meio que uma punk! Já Catherine Deneuve e Loulou de la Falaise têm para a mim a beleza canônica.

Qual é a sua filosofa de beleza?

Aceitar-se e ressaltar o que já está lá. Quero usar a maquiagem para refletir um caráter, e não para criar um disfarce. Há muita força na imperfeição, nessas nuances presentes em algo ou alguém com defeitos. Acredito em acidentes felizes e na espontaneidade. Tudo bem se o lápis ou a sombra borrarem.

Qual é o pior erro de maquiagem que se pode cometer na sua opinião?

Usar mais cobertura do que o necessário. Cria um efeito artificial e pesado.

Dá para se maquiar bem e rápido?

O negócio é se concentrar nos essenciais, acentuando seus melhores traços, com produtos que você pode usar de maneira criativa, como aplicar o batom como blush cremoso. E não se preocupe com o acabamento perfeito!

Publicado originalmente na ELLE outubro. 

 

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