O ácido que promete ser um ótimo aliado dos treinos

Já ouviu falar no ácido fúlvico? Formado por microorganismos a partir da decomposição de matéria orgânica, ele tem sido apontado como o novo queridinho para dar um boost no desempenho na academia. Parece muito maluco? Nós explicamos.

Há algum tempo, essa substância é bastante usada em países do Hemisfério Norte, onde é vendida em formatos como gotas, cápsulas e tabletes. Por aqui, seu uso ainda é raro e, consequentemente, a oferta de produtos do tipo também. De qualquer forma, o consumimos indiretamente, através da ingestão de legumes e vegetais.

O uso como suplementação tem justificativa: ele dá maior disposição para a realização dos exercícios físicos, além de diminuir a produção de lactato, acidificador responsável por aquelas dores que costumamos sentir nos dias seguintes aos treinos intensos. “Rico em mineras e aminoácidos, ele acelera o metabolismo, gerando mais energia, oxigenando as células e melhorando a performance”, explica Helton Finocchio, nutricionista esportivo da Clínica Andrea Santa Rosa, no Rio de Janeiro.

Quer mais? Além de favorecer a atividade física, o ácido fúlvico beneficia a hidratação no organismo, auxilia no controle da glicose no sangue e atua na absorção de vitaminas. “Ele carrega consigo em torno de 60 a 70 tipos de minerais, traços de metais e outros elementos químicos importantes para a saúde humana”, acrescenta Pedro Assed, mestre em endocrinologia e pesquisador do grupo de obesidade e transtornos alimentares da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.  

Tantas qualidades também têm suas ressalvas. Por ser proveniente do solo, o ácido fúlvico precisa de terras saudáveis para ser gerado, o que não acontece em terrenos intoxicados por agrotóxicos. Além disso, por ser recente, ainda não se sabem os riscos do uso prolongado da substância para o corpo humano, não devendo ser usado sem orientação médica, muito menos por gestantes e crianças.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s