Saiba como usar as máscaras faciais do momento

Argila, peel off, anti-idade, para a área dos olhos... Testamos as novidades e contamos as propriedades de cada uma delas!

Quem acompanha o mercado da beleza deve ter notado que as novidades não param de surgir. Quando os tópicos são as máscaras faciais, então, parece que as opções crescem diariamente!

De acordo com suas propriedades, elas podem contribuir com a uniformização do tom de pele, podem blindar a cútis contra espinhas, evitar o envelhecimento precoce e até hidratar profundamente. A ELLE conversou com dermatologista Alberto Cordeiro sobre o hype dos produtos: “É bem bacana inserir isso na rotina de beleza, mas não precisa ser mais que uma ou duas vezes por semana. É importante consultar um dermatologista para fazer o diagnóstico mais correto da sua necessidade, e assim descobrir o melhor tipo de produto para seu rosto.”

Atenção: apesar de dificilmente terem contra-indicação, é preciso ficar atento se algum tipo de ácido está entre os componentes do produto — principalmente se você estiver grávida ou amamentando. “É sempre interessante falar com seu médico dermatologista para ver se você tem alguma alergia ou ainda se compete com o tratamento que você está utilizando”, conta também o Dr. Damiê De Villa, dermatologista do spa Kurotel, em Gramado.

Se você já conhece seu tipo de pele e quer escolher uma máscara para chamar de sua, confira o guia abaixo. Prepare a pele com uma boa esfoliação antes, tenha em mãos um bom hidratante para o depois e… voilà!

Leia mais: Conheça as máscaras de cílios mais inovadoras do mercado

Máscaras de argila

O grande segredo das máscaras de argila é descobrir suas propriedades. De acordo com o Dr. Alberto Cordeiro, “a argila verde é mais indicada para peles normais ou oleosas. Já a branca é para peles com tendência ao ressecamento ou que precisam de cicatrizarão, que estejam sensibilizadas ou desidratadas.”

A maioria das máscaras de argila vêm em pó, e precisam ser misturadas com água até obter uma pasta grossa uniforme. Elas são usadas no rosto limpo, com o tempo de aplicação variando entre 10 e 20 minutos, e devem ser retiradas com água.

Simple Organic – Máscara de argila branca 

O grande diferencial das máscaras da marca brasileira Simple Organic são os ingredientes orgânicos e naturais, como a farinha de arroz e o óleo de pracaxi. Sem cheiro, a máscara é leve e seca aos poucos, sem deixar a pele com a sensação de ressecamento. O uso indicado é duas vezes por semana.

The Body Shop – Oil-balancing Clay Mask

De acordo com a marca, essa máscara de argila cinza conta com algas de Water Bay, na Irlanda, e esse é o ingrediente responsável pela purificação da pele. O cheiro não é forte, e ela demora menos para secar do que as outras máscaras de argila porque já vem pronta, em formato de pasta. O uso recomendado é de dez minutos, duas vezes por semana. A sensação de pele limpa e livre de oleosidade é duradoura!

Quintal Cosméticos – Duo de argila branca com hidratante clareador

Essa máscara de argila branca é indicada para uniformizar o tom da pele, além de oferecer uma limpeza gentil para cútis delicadas. Um hidratante faz par com o produto, potencializando o tratamento. Sua leveza não quer dizer que ela falta com os itens poderosos: o óleo de romã, a vitamina C e o extrato clareador do limão ajudam a dar um boost nos efeitos. Absolutamente proibido sair no sol depois de usá-la (e depois de usar qualquer produto que contenha limão ou vitamina C nos ingredientes!)

Cativa – máscara de argila preta

A argila preta da cativa é rica em minerais importantes para a regeneração e manutenção da saúde da pele, dentre eles silício, titânio e alumínio. Curiosidade: a marca indica o uso com água floral para potencializar os efeitos hidratantes. A marca é vegana, cruelty-free, com ingredientes naturais, não usa corantes, derivados de petróleos, e nem fragrâncias sintéticas.

como-usar-mascaras-faciais

(ELLE/Divulgação)

Máscaras de tecido, ou sheet masks

As máscaras de tecido são as queridinhas da atualidade. Elas podem oferecer as mesmas propriedades das outras máscaras, mas com a facilidade de serem vendidas em sachês separados. De acordo com o Dr. Alberto Cordeiro, “a máscara facial de tecido utiliza um filme ou tecido que promove um contato maior com o nutriente que se queira levar à pele. Ela faz uma oclusão, ou seja, a substância de tratamento fica mais tempo em contato com a pele.

É recomendada a lavagem do rosto antes de aplicar o tecido, mas a lavagem depois deve ser evitada! Como a maioria tem textura de gel ou creme, é recomendado deixar a pele absorver ainda mais os ingredientes. Como existe uma grande gama de produtos no mercado, atente-se às indicações de cada máscara para o seu tipo de pele.

The Beauty Box – Máscara Detox de Sorbet de Chá Verde 

Com extrato de chá verde e ácido hialurônico, o produto pretende deixar a pele mais iluminada e descansada. O cheiro é de chá verde, e provoca realmente uma sensação de refrescância e limpeza na pele.

Isdin – Maskream: máscaras de cuidado intensivo 

O trio de máscaras da Isdin é composto pela Máscara de Hidrogel Antiaging, pela Máscara de Hidrogel Active Unify, para uniformizar o tom da pele, e pela Máscara de Hidrogel Matificante. Quando o tecido é retirado do rosto, a textura do produto é gelatinosa. De acordo com a marca, o grande diferencial são seus componentes tecnológicos: na máscara matificante, por exemplo, um complexo colabora para evitar o aparecimento de espinhas. É uma ótima opção para quem procura uma máscara para tratamento à longo prazo.

Belliz – Máscaras faciais hidratantes e firmadoras

A linha de máscaras faciais Belliz é feita de Tencel, uma fibra de celulose biodegradável. De acordo com a marca, as versões hidratante e formadora são compostas por ingredientes suaves e nutritivos, como a Coenzima Q10, que ajuda no combate dos radicais livres.

como-usar-mascaras-faciais

(ELLE/Divulgação)

Máscaras nutritivas e com propriedades especiais

Com o advento das máscaras de tecido e de argila, parece que as novidades hidratantes ficam eclipsadas. Apesar disso, o catálogo da marca Lush é composto por máscaras com ingredientes frescos, que além de limpar também hidratam e revitalizam a pele. Por serem naturais, todas elas tem a validade curta, de cerca de um mês, e precisam ser mantidas na geladeira. Para usar o pote inteiro antes de vencer é preciso aplicar cerca de duas vezes por semana, ou seja: uma boa ideia é compartilhar!

Lush – Catastrophe Cosmetic, Oatfix, e Rosy Cheeks

Três máscaras chamam a atenção por seus ingredientes diferenciados. A Rosy Cheeks tem óleo de rosas e infusão de pétalas, e é uma das únicas máscaras da lista com o propósito de acalmar a pele: uma boa pedida para quem tem a cútis delicada. A marca recomenda a retirada com água morna, e a sensação depois do tratamento é de uma pele bem hidratada.

A Catastrophe Cosmetic, com camomila, é fresca e tem propriedades calmantes, para aqueles dias em que espinhas doloridas insistem em aparecer. Já a Oatifix é uma máscara esfoliante e hidratante ao mesmo tempo: depois de massagear o produto, é preciso deixar agir por 10 minutos.

como-usar-mascaras-faciais

(ELLE/Divulgação)

Leia mais: Este batom promete durar o dia todo em sua boca

Máscaras de limpeza

As máscaras de limpeza são aquelas com agentes limpantes e que oferecem refrescância. Com textura de creme ou gel, são uma ótima opção para quem não se adaptou às máscaras de argila ou quer tentar algo diferente na pele.

The Body Shop – Máscara Tea Tree 3 em 1

Os produtos com mais de uma função são uma ótima opção para quem quer economizar ou tem medo de não conseguir chegar ao final do pote até a data de validade. A máscara com óleo de Tea Tree é um esfoliante e sabonete de efeito poderoso — mas que limpa gentilmente, podendo ser usado em peles com acne leve. Sua função muda dependendo de seu propósito: para usar como máscara, é preciso massagear e deixar o produto na pele por 10 minutos.

Lush – Mask of Magnaminty

A lush tem um catálogo enorme com diversas máscaras para diversos tipos de necessidades, e a marca é conhecida por ter produtos feitos à mão e com ingredientes frescos. O grande diferencial desse produto, que tem hortelã e pimenta (com um cheiro ótimo que é a mistura dos dois componentes), é a limpeza e revigoração da pele para que aquele momento pré-espinhas seja menos dramático. Detalhe: ela também pode ser usada no corpo!

Korres – Máscara de limpeza de Romã

A máscara é leve e branca, tem cheiro da fruta e vem num tubo pequeno, com apenas 16g. Por isso, não existe de usar uma grande quantidade de produto para obter um bom efeito. Além de evitar a oleosidade, ela ajuda a deixar os poros menos aparentes. Para quem gostar da ação da romã, a marca grega ainda tem um esfoliaste e um hidratante da mesma linha.

como-usar-mascaras-faciais

(ELLE/Divulgação)

Máscaras peel off e removedora de cravos

As máscaras peel off (que podem vir prontas ou serem misturadas com água) criam uma camada fina, porém fortemente aderida na pele. “A máscara peel off tem um efeito um pouco mais parecido com o do peeling. É utilizada para renovação celular. Ela pode ter algum tipo de ácido que promove a limpeza dos poros, deixando a pele mais uniforme, então é preciso estar atento ao rótulo”, descreve o Dr. Alberto Cordeiro.

Shills – Deep Cleansing Black Mask

Depois de aplicar uma grossa camada, é preciso esperar o líquido viscodo secar. O produto fica bem aderido à pele, então é bom evitar as áreas delicadas: como a retirada deve ser feita por inteiro (e pode ser bem dolorida), é recomendado o uso apenas no nariz, na teste e nas maçãs do rosto. A boa notícia é que, apesar de não substituir perfeitamente uma limpeza de pele, ela retira bastante os incômodos cravos!

Océane – Mascára de vitamita Peel off 

A nova linha da Océane é formada por quatro máscaras com diferentes propósitos, e a versão de vitamina contém pó de alginato, responsável pela capacidade de desintoxicação do produto. Para poder retirar o produto por inteiro, é preciso aplicar uma grossa cama na face. O efeito refrescante é imediato!

mascaras-peel-off

(ELLE/Divulgação)

Plus: máscara para a área dos olhos!

Korres – máscara em Gel de Pepino 

A maioria das máscaras não é indicada para o contorno dos olhos, já que essa área do rosto é muito fina e delicada. Por isso, os cremes ou máscaras em gel feitos especialmente são um bom adendo para o dia de cuidados profundos — e podem até mesmo se tornar protagonistas do dia de beleza. Feita com ingredientes botânicos, a versão da marca grega promove um efeito imediato e duradouro nas olheiras. Ao aplicar o produto, a textura é bem diferente de um creme hidratante que logo é absorvido. Aprovado!

como-usar-mascaras-faciais

 

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Contato QualOTelefone

    Têm o compromisso de oferecer o que há de melhor para o diagnóstico e tratamento nas áreas de odontologia, dermatologia, cirurgia plástica e otorrinolaringologia. Oferecem aos pacientes um serviço acessível de qualidade com estrutura moderna e agradável, buscando sempre a excelência no atendimento.
    https://qualotelefone.com/sp/sao-paulo/clinicas-medicas

    Curtir