Uma onda verde está finalmente invadindo o mundo da beleza

Quando até Kylie Jenner mostra que também usa produtos conectados a sustentabilidade, é bem provável que a tendência se espalhe ainda mais - e isso é ótimo!

Mão-de-obra artesanal, matéria-prima orgânica e de qualidade e produto final sempre fresco. Considerando que estamos falando de uma marca de beleza, de imediato vem aquela sensação de que se trata de uma empresa pequena e familiar, não?

Leia também: Um guia de marcas preocupadas com sustentabilidade para consultar sempre

Contrariando as aparências, a Lush Cosmetics é uma multinacional de proporções avantajadas que ainda é livre de crueldade – ou seja, não faz testes em animais – e também 100% vegetariana e 80% vegana. A label, que surgiu no Reino Unido há 20 anos, possui mais de 920 lojas espalhadas pelo mundo e está presente em 49 países. Uma de suas seis fábricas está no Brasil e, de acordo com Renata Pagliarussi, diretora da Lush Brasil, não tem desculpa: é possível trabalhar com uma demanda muito grande e ainda assim manter princípios éticos que respeitam os direitos humanos e a integridade dos animais e do meio-ambiente.

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Toda essa questão veio à tona depois que a it-girl Kylie Jenner, parte do clã Kardashian, publicou imagens no Snapchat de um banho que estava preparando com as Bath Bombs e Bubble Bars da marca. Essa parece ter sido a confirmação de que a Lush não é mais um jogador pequeno no mundo dos cosméticos, mas sim um artilheiro que já está marcando vários gols. “Acreditamos que com toda inovação vem também uma responsabilidade ambiental. Por isso, nos preocupamos em criar produtos sem embalagem e também alguns sólidos, o que diminui o lixo e auxilia no transporte”, diz ao explicar algumas das estratégias da marca.

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“Antes, as marcas tinham a desculpa de dizer que as pessoas não procuravam esse tipo de serviço”, diz Sofia Martellini, expert em tendências do WGSN. “Hoje, isso é uma demanda real.”

Não à toa, quem está começando agora já está ligada nessas novas exigências. “Se não fosse para ser cruelty-free, eu nem teria começado minha marca”, diz Maria Eduarda, também conhecida como Evie Dee na internet. Ela tem apenas 19 anos, fundou sua empresa ao lado da mãe Fernanda Braga Justus e, talvez por isso, esteja tão conectada a esse novo modelo de negócio. “Na questão do preço, quando se fala de ser livre de crueldade, não há diferença alguma. O único prejuízo é ter um trabalho mais demorado e cuidadoso para encontrar materiais e produtores que compartilhem dessa mesma visão”, reforça a dona da Evie Dee Cosmetics.

Thunderstorm #eviedeecosmetics #batomliquidomatte

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Até o Boticário entrou na dança! A linha Cuide-se Bem, que conta com hidratantes, sabonetes, óleos e até produtos para o cabelo, tem embalagem sustentável. Elas agora são feitas de plástico vegetal, que deriva do etanol e não do petróleo como acontece com o comum. O resultado é um impacto ambiental menor do que o da sua versão antiga. Além disso, eles também estão usando menos 10% do material para criar seus cosméticos. E não pense que a iniciativa para por aí! A fórmula dos hidratantes corporais, passou a utilizar uma nova tecnologia que permite sua fabricação a frio. Com isso, o consumo de energia reduz-se em 70%.

Uma pesquisa recente aponta que 71% dos consumidores latino-americanos preferem consumir marcas que tenham alguma ligação verdadeira com sustentabilidade, respeito aos animais e direitos humanos. E, é claro, não abram mão de uma estética convidativa. Ou seja, não há saída: “é preciso sacrificar ganhos a curto prazo para entrar nessa cadeia o quanto antes”, arremata Sofia.

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