6 curiosidades sobre o clipe Freedom! ’90, de George Michael

O vídeo é recheado de supermodelos da década e se tornou um marco da música e da moda.

Um ícone da música e marco dos anos 1990, o clipe da música “Freedom! ‘90”, de George Michael, tem tudo o que foi dominante na época quando o assunto é música e moda: ritmo dançante, letra cativante e muitas supermodelos no casting.

O músico, que faleceu no último domingo (25.12), vai deixar saudade, mas podemos relembrar o seu talento e legado com suas músicas e clipes. Por isso mesmo, trouxemos algumas curiosidades sobre o vídeo mais marcante da década e que você, com certeza, já viu (e cantou junto) ao longo da vida.

1. Sem foco no astro

Depois do sucesso do clipe da música Faith, George decidiu que não queria mais ficar no centro das atenções e decidiu colocar as supermodelos da época, Linda Evangelista, Naomi Campbell, Cindy Crawford, Christy Turlington e Tatjana Patitz, como os destaques de “Freedom! ‘90”. A ideia veio depois que ele viu as cinco tops em uma fotografia feita por Peter Lindbergh.

Leia mais: Naomi Campbell e Edward Enninful falam sobre diversidade na moda

2. O cabelo platinado de Linda Evangelista foi uma surpresa

Segundo a revista Allure, Linda descoloriu e platinou os fios no dia anterior à gravação do clipe, em um impulso. Tanto que a equipe de produção achou, em um primeiro momento, que o visual era uma peruca.

3. As modelos precisaram estudar muito

Para fazer a dublagem da música, as modelos receberam CDs e fitas cassete dias antes da gravação e precisaram memorizar completamente a letra. “Eu lembro da Christy na cena em que você só vê os olhos dela. Eles precisaram evitar a sua boca com a câmera porque ela tinha esquecido um dos versos”, disse o maquiador Guido.

Leia mais: Os novos clipes de Solange Knowles falam de identidade negra, racismo e são esteticamente maravilhosos

4. Um fotógrafo de moda famoso fez uma participação especial

Existe uma cena no clipe em que um homem moreno usando uma cueca samba-canção branca aparece de costas. Esse homem é ninguém mais, ninguém menos do que Mario Sorrenti. “Nenhum de nós conhecia o Mario naquela época e mal sabíamos que ele se tornaria um fotógrafo de moda épico. Ele ficou petrificado ao ver as modelos e ficou só na sua van”, disse a stylist Camilla Nickerson.

5. Cindy Crawford não tomou um banho de banheira

Ao contrário do que parece no vídeo, a banheira em que Cindy Crawford é filmada estava vazia. Era um truque de fumaça e espelhos. E para dar a impressão de que estava com o corpo molhado, Cindy fez a cena coberta de óleo de bebê – naquela época, os óleos que hoje fazem parte da rotina de beleza não eram tão conhecidos assim.

6. Um modelo usou as suas próprias roupas para o clipe

John Pearson usou a sua própria jaqueta preta de aviação M15 para o clipe. E ele lembra disso porque ainda tem o modelo em casa. “O meu filho de 18 anos usa atualmente”, diz ele.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s