A turnê nacional da banda americana Winter

Encabeçada pela brasileira radicada em Los Angeles, Samira Winter, grupo anuncia shows em oito cidades no país.

Um pouco do shoegaze da década de 1990, dreampop dos anos 1980 e influências psicodélicas brasileiras formam a banda meio brasileira meio americana Winter. Inicialmente formada em 2012, em Boston, pela cantora e compositora curitibana Samira Winter, que tem pai americano e mãe brasileira, se deslocou recentemente para Los Angeles, onde desenvolveu o segundo disco Ethereality, com lançamento previsto para os próximos meses. A partir de hoje (2.12), Samira e banda (Matt Hogan, Justine Brown e Garren Orr) vão percorrer oito cidades brasileiras, acompanhados do duo Summer Twins, na primeira turnê oficial do grupo. Batemos um papo com a artista quando ela estava em conexão em Lima, no Peru, para saber sobre o futuro da Winter e o que ela planeja fazer enquanto estiver no Brasil.

Samira, os últimos singles do Winter tem uma pegada diferente do Supreme Blue Dream, o primeiro disco, como você acha que o som da banda evoluiu nos últimos anos?

O processo mudou e assim como o som. No Supreme Blue Dream, fizemos o álbum em dois quartos – um em Nova York e outro em Los Angeles. Eu mandava canções e os meus vocais e o Nolan Eley produzia as músicas e colocava o resto dos instrumentos. Foi um álbum colaborativo e a longa distância. Esses singles, assim como o nosso próximo álbum, foram desenvolvidos com a banda toda por volta de um ano tocando e arranjando as músicas durante os nosso ensaios. Gravamos as faixas em um estúdio em Los Angeles, em fevereiro, e acredito que essas experiências fizeram com o que o som crescesse e saísse do quarto. O som está mais completo com uma vibe mais anos 1990 e de banda de verdade!

O que você pode contar sobre Ethereality?

Ethereality é um álbum que te leva por uma jornada emocional; tem momentos leves, doces, com a sonoridade mais “pop” e momentos mais pesados e introspectivos com a sonoridade mais “shoegaze”.

O shoegaze que é um estilo que surgiu nos anos 1990, inicialmente no Reino Unido, que nos influenciou muito. Assim como o indie rock dos anos 2000 e a música brasileira dos anos 1970. Porém, achamos a nossa própria maneira “Winter” de criar uma constelação sonora nesse álbum.

Gostamos de ter guitarras que não necessariamente soam como guitarras e trazem um elemento mais “espacial” ou “ambient”.É bem natural pra gente produzir sons com uma vibe sonhadora ou “dreamy”, com bastante ênfase em melodias bonitas. Escrevi essas canções durante os meus 20 e poucos anos, onde passei por várias amizades e romances que me inspiraram. Também foi a época em que pude concretizar minha identidade artística. Para mim é sempre importante me conectar com a minha criança interna e por isso acaba sendo bem “sonhador”. Ethereality para mim, parece o nosso primeiro álbum, pois foi o nosso primeiro como banda mesmo.

winter-58331388ba104_647x430

E você também acabou de lançar o Samira’s Infinite Summer, projeto solo em português, por que a vontade de lança-lo agora?

Na verdade, sempre tenho vontade de cantar em português e quero escrever mais músicas para a Winter em português. Mas as vezes acaba saindo mais naturalmente em inglês, pois foi a língua que mais estudei. Já faz sete anos que moro nos Estados Unidos! Samira’s Infinite Summer vem de uma vontade de cantar em português, como também de fazer um som mais imediato, simples e garage.

As vezes quando você está em uma banda, não são todas as músicas que você escreve que vão combinar com as outras pessoas, senti isso e comecei um projeto solo. Gravei um álbum esse ano para o projeto com o músico Wyatt Blair da Lolipop e estou muito animada para lança-lo!

Você vai tocar com o Nevilton, em São Paulo, quais outras bandas brasileiras você anda escutando?

Adoro o Nevilton, Filipe Alvim, Boogarins, Trem Fantasma, Catavento e recentemente descobri o Tagore e BIKE! Tem muitas bandas boa no Brasil. Acho que estamos em momento bem legal musicalmente.

E gringas?

De banda gringa também acabo escutando o que está acontecendo na cena musical de Los Angeles pois pra mim a comunidade musical local é essencial. Para você ter uma banda, ajuda muito ter outros grupos amigos, lugares para tocar, e pessoas apoiando tudo isso! Procuro apoiar. Ando escutando o novo álbum do Golden Daze, Vinyl Williams e Drug Dealer. Sempre escuto Lilys, Yo La Tengo, Alvvays e outras!

Como é sua vida em Los Angeles? Já pensou em morar em algum lugar no Brasil?

Tenho muitas saudades do Brasil e queria estar mais ativa na cena musical brasileira. Fico pensando como posso viver nos dois países. Acho que o ideal seria passar alguns meses nos dois lugares, fazendo turnês e gravando é um bom jeito de viajar! Então vou tentando! A minha vida em Los Angeles é uma vida de bairro. Sou barista em um café que fica na frente da minha casa, ando pro parque, e vou pra shows no meu bairro (Echo Park).

O que você mais gosta de fazer tours? É muito diferente de organizar e viajar com banda nos Estados Unidos e por aqui?

Tour é demais! Tenho uma alma viajante, então gosto muito. Não tive que organizar as tours mais recentes que fizemos nos Estados Unidos, o que foi bom pois não tive dor de cabeça e deu para focar só na música. A mais recente foi com a banda Broncho em junho. E essa tour brasileira acabou tendo um elemento de sorte, pois as datas em que eu estava procurando shows, a galera da Honey Bomb Records, de Caxias do Sul, já estava fechando datas. Também gosto desse lado de booking, especialmente no Brasil, pois me anima bastante quando os shows dão certo. Estou super animada para tocar em Brasília e Goiânia, que são duas cidades em que nunca visitei!

Fiquei bem interessada pela parte visual dos trabalhos, parece que a Winter tem uma estética bem amarrada. É algo que vocês sempre desenvolveram?  

Sempre adorei fotografia, colagens e uma estética mais “DIY” (Do It Yourself). Mas com a Winter levou um pouco de tempo para realmente entender as nossas cores. Tenho fases com cores e por muito tempo fiquei em uma pira azul. Queria tudo azul! Dai lançamos o Supreme Blue Dream naquela época e depois disso comecei a entrar em uma fase roxa enquanto escrevia as músicas do Ethereality. Nossas cores são roxo, rosa, azul e as vezes um verde limão. Vou fazer photoshoots com a Camila Cornelsen em SP e o Jaime Silveira em Curitiba.

Serviço:

02/12- SÃO PAULO, SP

Breve com Nevilton, Winter e Summer Twins

03/12 – SÃO PAULO, SP

Sensorial Discos com Winter, Firefriend e Summer Twins

04/12 – SOROCABA, SP

Beco das Garrafas com Winter, Justine Never Knew The Rules e Summer Twins

09/12 – SÃO PAULO, SP – Honey Bomb Mini Fest

Breve com Winter, HolyDrug Couple

10/12 – BRASÍLIA, DF – PicniK

Winter, Summer Twins, Catavento, Holy Drug Couple, Luziluzia, Gipsydelica, Tertúlia na Lua, Bolhazul, Tiju, Travelling Wave, The Mugris

11/12 – GOIÂNIA, GO – Festival Lalonge

Diablo com Winter, Summer Twins, Luziluzia, Catavento e +

14/12 – PORTO ALEGRE, RS

Mais Shows//Lion Morde #1 com Winter

Telefone: (51) 9667-6448

15/12 – PASSO FUNDO, RS

Casa de Cultura Vaca Profana com Winter, HOME e Summer Twins

Telefone: (54) 9197-6194

16/12 – CAXIAS DO SUL, RS

Paralela Colmeia Fest com Winter, Summer Twins + Nevoar DJ set Abelha Rainha

Telefone: (54) 8433-0054

18/12 – CURITIBA, PR

Escola Fantástica com Winter, Trem Fantasma, Catavento e Summer Twins

Telefone: (41) 3023-9999

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s