Anna Sui desembarca em Londres com retrospectiva de sua carreira

A exposição é a primeira de uma estilista americana no Reino Unido.

Nascida em Detroit, desde os quatro anos de idade Anna Sui sonhou em ter sua boutique em Nova York. Desejo alcançado em 1992 no bairro do Soho, com mobiliário envernizado em preto, e suas icônicas manequins Dolly Head, pôsteres de rock e paredes roxas pintadas pela própria Sui. A mesma loja, com exceção da ajuda de Sui na pintura, vai ganhar uma réplica dentro do Fashion and Textile Museum, em Londres, na mostra The World of Anna Sui. Dennis Nothdruft, curador da exposição, lembra que Sui representa um grande impacto na moda americana tendo seu início no final dos anos 1980 e início dos anos 90. “A carreira de Sui é uma história de sucesso americano: uma marca independente que tem reconhecimento internacional”, diz em entrevista à ELLE.

(Anna Sui/Divulgação)

A exposição, que abre no dia 26 de maio, é a primeira de uma estilista americana no Reino Unido e explora o envolvimento da designer de 52 anos com coleções que formaram (e ainda formam) o estilo de gerações de jovens, como o punk rock, a colegial (como os conjuntos xadrez das Patricinhas de Beverly Hills), os nômades e os looks românticos e fantasiosos dos contos de fadas. Serão exibidos 125 looks, como a exuberante coleção Carnaby Street (trajes escolares usados por Linda Evangelista e Naomi Campbell no primeiro desfile da carreira da estilista em 1991), passando pelo movimento grunge, até os cowboys e líderes de torcida vestidos pelas irmãs Gigi e Bella Hadid no desfile verão 2017. “O coração do mundo de Sui está no Rock and Roll, e suas criações são um reflexo de seus próprios gostos e interesses. Sui nunca cria uma cópia quando está olhando para os diferentes temas- ela sempre concebe um olhar que é do momento, completamente contemporâneo”, explica Dennis. E é isso que a faz estar sempre em alta com o momento presente, suas pesquisas são minuciosas para criar uma história diferente a cada coleção.

Backstage Primavera 2016 Gigi Hadid e Carol Trentini. (Jennifer Graylock/Divulgação)

Porém, quem vê sua carreira de sucesso, não imagina como foi o impulso às passarelas. No outono de 1990, quando estava na semana de moda de Paris com Steven Meisel, sua trajetória teve um turning point. Ao buscar Madonna no Ritz para irem ao desfile de Gautier, a cantora apareceu com um sobretudo e disse: “Anna, tenho uma surpresa para você”, tirou seu casaco e estava vestindo um de seus baby-dolls pretos. Sui conta que a partir desse evento, ficou confiante para criar seu próprio desfile: “O quarto de Madonna estava cheio das grifes do momento, e ela poderia ter escolhido usar qualquer uma, mas preferiu vestir uma roupa minha”, conta Anna no prólogo do livro Anna Sui (Chronicle Books LLC, R$ 147).

(Anna Sui/Divulgação)

O contato com seus amigos fotógrafos, estilistas e maquiadores, como Path McGrath e François Nars, aparecem em outras seções da mostra, e apresentam o processo de design de Sui e suas colaborações com maquiagem, sapatos e fragrâncias. O visitante poderá obter uma experiência completa do mundo (ainda forte) de Anna, “desde a moda, a fotografia, o design de interiores, até a música que toca na galeria,” complementa o curador.

O desejo da pequena de Detroit foi bem além do que ela poderia imaginar; hoje Anna Sui possui mais de 375 pontos de venda em 35 países. Em uma frase icônica ela conta o segredo de tantas conquistas: “Você tem que se concentrar em seus sonhos, mesmo se eles forem além do senso comum. Como esta jovem dos subúrbios de Detroit se tornaria um sucesso em Nova York? Sempre foi esse o sonho.”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s