Barbie na linha do tempo

As mudanças da boneca mais famosa do mundo ao longo dos anos.

Uma exposição dedicada ao mundo da Barbie começa no dia 10 de março no imponente Musée Des Arts Décoratifs, em Paris, e se prolonga até 18 de setembro. Em Barbie, o publico encontrará mais de 700 bonecas, dispostas em 1500m2, fotos e trabalhos de artistas contemporâneos que se relacionam com o mundo da musa que inspira a mostra. No começo do ano, a Mattel anunciou que, pela primeira vez em 57 anos, o corpo da boneca será alterado, ganhando três novos “tipos” de silhuetas – alta, curvilínea e ”petite.” Decidimos viajar no tempo para relembrar a história de Barbara Millicent Roberts, nascida em 1959, em  Wiscosin, nos Estados Unidos.

Anos 50

Reprodução

Reprodução

Inspirada pela personagem Bild Lili, quadrinho criado pelo jornal alemão Bild Zeitung, a Barbie se materializou muito diferente da matriz alemã – originalmente de lábios vermelhos e sobrancelhas arqueadas. Ruth Handler, uma das fundadoras da Mattel, quis adaptar o modelo de boneca tridimensional para os EUA. Sua primeira versão era morena e com franja!

Anos 60

Reprodução

Reprodução

Em 1967, a boneca ganhou novas expressões, conhecida como a Barbie Twist and Turn (possuía uma cintura móvel). Ela também apareceu com cílios longos, uma franja e lábios rosados. Foi nessa década que surgiu sua primeira versão negra.

Anos 70

Reprodução

Reprodução

Esta foi a década em que a boneca ganhou o seu corpo atual e quando houve o lançamento da Barbie Malibu. A novidade, inspirada no lifestyle californiano, foi um sucesso. Em 1977, ela apareceu pela primeira vez sorrindo.

Anos 80 e 90

Reprodução

Reprodução

Consolidação absoluta da boneca no mercado e no mundo, a marca continuou explorando os estilos e personalidades da boneca. Suas fãs tiveram acesso a muitas opções de Barbies vestindo looks multicoloridos e exibindo diversos penteados.

2000

Reprodução

Reprodução

A marca licenciada para Disney rendeu diversas versões de Barbie princesas, se tornando hit absoluto com o público.

2015

A Mattel anunciou que as bonecas terão oito tons diferentes de pele, dezenas de penteados de cabelos distintos e uma adaptação nos pés da boneca, permitindo que a Barbie use sapatilhas. 

Divulgação

Divulgação

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s