Elle entrevista Jean-Paul Goude sobre nova coleção para Lacoste

Mito do design e da fotografia, Jean-Paul Goude assina agora uma coleção para a Lacoste.

Aos 75 anos, Jean-Paul Goude é um personagem de ordem maior dentro da cena da ilustração, da fotografia e dos filmes publicitários. Filho de pai francês com mãe irlandesa, ele nasceu e cresceu em Paris e começou nas artes plásticas cedo. “Aos 17 anos, eu trabalhava como ilustrador na Printemps (famosa loja de departamento francesa)”. Entre as décadas de 1970 e 80, foi casado com a cantora jamaicana radicada nos Estados Unidos Grace Jones, com quem teve seu primeiro filho. Foi ele que criou, fotografou e dirigiu Grace em One Man Show (1982) e é dele a mítica imagem surgida na compilação Island Life (1985), em que ela aparece nua em pose de bailarina com um microfone nas mãos.

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Mas Goude fez muito mais que isso, como colocar Vanessa Paradis dentro de uma gaiola cantando como um passarinho para a publicidade do perfume Coco, da Chanel, em 1992 – entre outras invenções inesquecíveis. Agora, o francês é o nome convidado da Lacoste para criar a série anual Holiday Collector, uma livre interpretação da icônica polo L1212. A coleção feita por ele, com crocodilos coloridos e mascarados, remete a lembranças de quando o artista tinha 6 anos e brincava no Museu de Artes Africanas, hoje Museu da Imigração, em Paris. As peças, lançadas na semana de moda francesa, chegam ao Brasil em abril de 2017. Enquanto a coleção não vem, confira nosso papo com ele em seu estúdio parisiense.

Como foi criar essa coleção para a Lacoste?

Refleti e cheguei à conclusão de que seria divertido fantasiar o crocodilo. Amo muito as máscaras africanas e, com isso, resolvi mostrar ao mundo da moda que você não precisa ser um estilista para desenhar uma coleção interessante, que faça parte de um universo em que você não esteja inserido.

Como é sua relação com as marcas com as quais trabalha?

Tento estar com a cabeça fresca e ser o mais honesto possível. Sempre falo a mesma coisa: “Tenho uma ideia dentro de tal espírito. O que vocês acham?”

As marcas estão sempre de acordo com as suas ideias?

Claro que não! Recentemente, fiz as ilustrações para a campanha da coleção Kenzo com a H&M (lançada em outubro) e propus um desfile com um balé. Minha mãe tinha uma escola de dança. Fui criado nesse universo. Então fomos tentar produzir. Só que depois eles me fizeram entender que o que eu queria realizar era excepcional, todos os bailarinos fazendo o mesmo movimento. Algo espetacular, mas que custaria muito caro. No fim, resolvemos fazer um desfile com os modelos dançando, que também ficou maravilhoso.

O que a moda representa para você?

Eu sempre lutei contra a moda. Sempre a achei frívola, para gente que não tinha nada na cabeça, ridícula. Mas eu mesmo sempre estive dentro dela, vivendo e trabalhando, obcecado por ela. Eu demorei a me dar conta de que eu fazia parte desse mundo. Ficava querendo separar a parte criativa e o business para que a criação não fosse corrompida. Ao mostrar uma coleção de marca, eu tentava criar um novo personagem que pudesse interessar às pessoas. Sempre fui muito romântico. E funcionou.

Que conselho daria a quem quer crescer nas artes e na moda?

Hoje em dia, tudo é business! Business da moda, business da arte. Em paralelo, existem os artistas que querem trabalhar. Então, ou eles se aproveitam da organização que existe para fazer a sua arte casada ao business, ou irão ficar na obscuridade, vivendo a frustração.

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