Filme de Leandra Leal celebra geração de artistas travestis

O longa documental Divinas Divas narra a trajetória das musas que fizeram parte da história do Teatro Rival, no Rio de Janeiro.

Com uma carreira celebrada nos palcos, na TV e no cinema, a atriz Leandra Leal lança no dia 22 um novo trabalho, no qual estreia atrás das câmeras. Ela assina a direção do longa documental Divinas Divas que celebra a primeira geração de artistas travestis do Brasil dos anos 1960. Rogéria, Jane Di Castro, Divina Valéria, Camille K, Fujika de Halliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios são algumas das divas retratadas no filme. Elas ganharam notoriedade protagonizando espetáculos no Teatro Rival, que fica na região central da capital fluminense e foi um dos primeiros a abrir espaço para shows de travestis.

(Divulgação/Divulgação)

Além de celebrar os 50 anos de carreira dessas musas, a obra mostra a luta delas por uma vida mais livre de convenções – um ato político no Brasil de ontem e de hoje.E o que levou a atriz a idealizar o projeto? Leandra tem uma relação muito próxima com o Rival. Ele foi inaugurado por seu avô, Américo Leal, em 1934, e hoje é administrado por ela.  “O teatro e essas mulheres estão totalmente ligados ao que me constitui, à minha família e história.  E pela relação que tinha com elas, sempre acreditei que só eu poderia filmá-las”, conta a diretora.

(Divulgação/Divulgação)

Divinas Divas já coleciona diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais. No Festival do Rio 2016, ganhou o Prêmio de Melhor Documentário pelo voto popular e foi eleito Melhor Documentário pelo Prêmio Felix (voltado para produções com temáticas relativas à diversidade de gênero). No Festival South by Southwest, em Austin, no Texas,  ganhou o prêmio do Público da Mostra Global, e no 11º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, em João Pessoa, saiu com os troféus de Melhor Filme eleito pelo Júri Popular e Melhor Direção.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s