IZA é cantora, negra, empoderada e provavelmente vai te viciar com sua voz

Uma grande aposta da música nacional, a carioca Iza é uma das atrações imperdíveis do ELLE Fashion Preview. Em entrevista exclusiva, ela fala sobre música, moda e empoderamento.

O momento para a carreira de IZA estourar não poderia ser melhor. Cada vez mais, cantoras negras e superempoderadas estão ganhando voz no meio da música – e isso não está acontecendo apenas nos Estados Unidos. Além das representantes supremas Rihanna e Beyoncé lá fora, Karol ConkáMC Carol e MC Sofia mostram por aqui a vivência da mulher negra através de suas músicas. “Não é uma pressão fazer parte desse grupo de peso, é uma necessidade ser essa pessoa. Quando eu era criança, não tinha essas referências e, hoje, as meninas me procuram para perguntar sobre tranças e cabelo natural”, contou a carioca de 25 anos, uma das maiores e mais recentes apostas da gravadora Warner. Entrando agora na indústria, ela não hesita em se declarar feminista. Afinal, sabe que é preciso “estar ali batendo o pé e se reafirmando” no meio da música se quiser mostrar o seu ponto de vista como mulher, negra e da zona norte do Rio de Janeiro.

Styling: @leobelicha #NadaSeraComoAntes

A post shared by IZA (@iza) on

IZA é, na verdade, Isabela Lima. Ela tinha 23 anos quando percebeu que já não gostava de seu emprego e que se sentia infeliz ali. Vinda de uma família de músicos, escolheu cursar publicidade, apesar de cantar desde pequena como um hobbie. “Nunca pensei que seria uma profissão, eu não achava que era boa suficiente para viver de música”. Em julho de 2014, porém, deixou tudo para trás e apostou inteiramente na carreira musical. O incentivo? Uma conversa com a sua amiga de longa data, Jout Jout. “Meu namorado é muito amigo do namorado dela, eles nos apresentaram e a gente se curtiu”. A conexão foi tão forte que, juntas, se deram conta de que era hora de cada uma delas lançar um canal no Youtube já que ambas passavam pelo mesmo momento de insatisfação profissional. Jout Jout virou a sensação da internet que nós conhecemos bem, mas IZA com certeza ainda tem muito mais para mostrar.

Após dois anos, ela emplacou o contrato com a Warner e bastaram dois posts no Instagram, um do Hugo Gloss e um do Paulo Gustavo, para que sua vida virasse de cabeça para baixo. “Foi tudo na mesma noite. De uma hora para outra eu tinha mais de 80 mil seguidores”, conta surpresa. Se você ainda não é um de seus 91 mil seguidores, vale a pena começar escutando seus covers, que vão de Rihanna até Prince, passando por Major Lazer e Demi Lovato, enquanto espera pelas músicas próprias, que devem chegar ainda este ano. Ela adianta que o que está por vir é um pop cheio de R&B. “A gente brinca que é um casamento entre Rihanna e Lauryn Hill, mas em português, óbvio”.

Já faz cinco meses desde o seu primeiro boom de seguidores e todos estão de olho no que a cantora vem fazendo: “As pessoas estão criando uma expectativa bem grande, o que me deixa apreensiva, mas também significa que enxergam em mim um bom caminho pop”.

De ontem! #izaemny

A post shared by IZA (@iza) on

A força da voz é indiscutível, mas para todo mundo que gosta de moda também é impossível deixar de prestar atenção no visual, que claramente faz parte de quem ela é como artista. “A moda caminha junto com a música e eu sempre quis me comunicar através das roupas”. Foi com a ajuda de seu stylist, Leo Belicha, que ela encontrou o seu estilo para os palcos. “Eu gosto de fazer um statement com o que visto e, para isso, reunimos inspirações como Rihanna e Grace Jones”. Assim como as musas, seu cabelo também é um show à parte. As tranças que vão até a cintura são apenas uma preparação para algo ainda mais incrível: “O cabelo está crescendo por debaixo das tranças, logo vou ficar com um afro maravilhoso”.

Quer saber o que ela anda ouvindo enquanto prepara o primeiro álbum? Em sua playlist não pode faltar Beyoncé, Rihanna e, daqui no Brasil, Liniker: “Eu o conheci recentemente e ele me disse que estava me acompanhando desde o começo. Fiquei emocionada”. Outra grande referência de IZA é a cantora Karol Conka, com quem divide o palco do ELLE Fashion Preview, no próximo dia 11. “Com o perdão da palavra, eu acho ela foda”. Estamos ansiosas para esse encontro!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s