Lorde: “eu tenho muita fé na audiência pop”

Depois de quatro longos anos, Lorde volta às paradas com 'Melodrama' e uma nova perspectiva. 

“Todo mundo fala que você não pode repetir o sucesso pela segunda vez”, conta Lorde para a ELLE norte-americana. Ela descreve como foi ser pressionada para fazer sucesso novamente após ser alçada ao estrelato com seu primeiro disco: “eu chorava o tempo inteiro, estava perdendo o controle. Estava em Los Angeles, e chorava até mesmo quando ia fazer as unhas. Não estava bem e pensei: ‘é isso, foi bom até agora, mas vou para casa.’”

Dois anos depois do lançamento de Pure Heroine e finalmente após terminar a turnê mundial, a vida de Lorde começou a mudar novamente. Quando chegou o inverno de 2015, finalmente fez uma pausa desde que assinou seu primeiro contrato aos 13 anos, mas não sabia muito bem o que fazer com o tempo disponível e nem como recomeçar um álbum. Foi para sua casa na Nova Zelândia por um tempo, celebrou seu aniversário de 19 anos por lá e começou a encarar o final da adolescência. Passou também pelo término do namoro com James Lowe, fotógrafo neozelandês que sempre se manteve fora dos holofotes. Então, lentamente, Lorde voltou a escrever.

ELLE! 🦋

A post shared by Lorde (@lordemusic) on

Enquanto voava entre Auckland e Los Angeles, ela tentava participar da cena musical da América no Norte, buscando uma conexão com produtores e escritores de lá. Mas não conseguiu se encaixar na dinâmica regional. “Eu achei muito sociável. Meu primeiro disco na Nova Zelândia foi feito com pouco discurso. Em L.A. é muito ‘ah! Em que projeto você está trabalhando?’” Ela precisava também do parceiro certo — e tudo mudou quando encontrou Jack Antonoff, produtor que trabalhou com Grimes e Taylor Swift, além de namorado de Lena Dunham, sua mais nova grande amiga.

A cidade e a atmosfera que Lorde buscava só poderia ser encontrada em um lugar: Nova York. “Não existem mais músicos aqui. Nova York parecia uma cidade musicalmente fantasma, é assustador. É como uma cidade pioneira estranha, e é ótima a sensação de poder reconstruir isso agora que todos se foram.

Quando a música Green Light chegou aos ouvidos de seus amigos e produtores, eles estranharam o resultado. Lorde conclui: “um erro é assumir que sua audiência é menos inteligente que você. Eu tenho muita fé na audiência pop, porque eu sou a audiência pop. Eu estava tipo: eu sei que eles podem lidar com isso, mas ao mesmo tempo eu pensava: será que estou louca?” Ela não estava. Quando debutou o som em março, “as pessoas entenderam mais rápido do que eu esperava. Foi uma sensação incrível”, descreve.

Como Lorde encontra paz para seu processo criativo? Tentando ser uma de nós. “Nova Zelândia”, explica ela. “É por isso que sou apaixonada por voltar para casa. A maioria dos meus amigos são pessoas que eu conhecia antes de ser famosa. Eu sou muito agradecida que eu nunca me sinto como a pessoa mais esperta do ambiente, ou a pessoa  mais legal do lugar, ou a mais engraçada. Quando estou aqui, apenas estou aqui. As pessoas esquecem que eu fiz o que quer que seja.”

Quando questionada sobre seus planos para a próxima década, ela fica pensativa. Primeiramente, pretende trazer o disco Melodrama para a vida durante uma tour de dois anos — que ja está planejada praticamente diariamente. “Esse disco é um daqueles que vai ter um segundo momento de vida quando as pessoas ouvirem ao vivo.” Depois disso? “Provavelmente voltarei a Nova Zelândia e esperarei alguns anos. É, acho que vou para casa por um tempo e gravar por lá. Mas não sei, eu vou ter 22 anos”, ela sorri e finaliza: “quem sabe eu queira morar em Tóquio.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s