“Lovely” é o livro de estreia da fotógrafa paulistana Verena Smit

Entre o imaginário e o real, as 22 imagens da obra dão o adeus final da artista a Nova York

Em seu primeiro livro de fotografias, Lovely, a artista paulistana Verena Smit teve o desafio de transformar a despedida em algo “fotografável”. Verena estava indo embora de Nova York, sua casa por dois anos e meio, e também colocando fim a uma etapa de sua vida, como estudante de fotografia. “Minha experiência em NY me levou para o campo das artes em geral, absorvi muita coisa”, diz. O livro é constituído de 22 imagens em P&B, em que o leitor tem uma amostra do inconsciente da artista, “queria guardar as memórias de uma outra forma e, ao mesmo tempo, incentivar meu instinto de fotografar constantemente cada detalhe que eu via ao longo dos dias”. 

Sucesso do Instagram, seus posts em preto e branco já somam mais de 40 mil fãs e – entre imagens delicadas e frases desconstruídas, Verena captura o mundo em sua volta. “Quando retornei ao Brasil, me bateu o medo de voltar a fotografar comercialmente, o que eu não gostava, e acabei indo para as artes visuais. Mas, como publico no Instagram, vira tudo fotografia novamente”, pondera. 

Verena agora planeja lançar um livro só de palavras, muitas vezes riscadas, que criam novos significados para o que se lê. “Quando estava trabalhando no livro, fiz uma das edições incluindo várias dessas palavras entre as fotos, mas o ficou muito denso, pesado. Optei por deixar apenas o Lovely/Lonely do título, que dava o significado perfeito para a história que eu queria contar”. 

 

A post shared by Verena Smit (@verenasmit) on

 

Uma das publicações de Verena em sua conta do Instagram (@verenasmit) brincando com palavras e que não está em Lovely. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s