Mostra traça panorama da obra do artista Marcello Nitsche

No Sesc Pompeia, em São Paulo, LIG DES contempla 50 anos de produção e exiba mais de 100 obras

Para o físico e crítico de arte Mário Schenberg, o artista Marcello Nitsche pode ser conhecido como “o mais pop dos artistas brasileiros”.  Nome importante do cenário artístico desde o final da década de 60, o paulistano filho de pintores de ofício alemães ganha retrospectiva no Sesc Pompeia, em São Paulo. Em LIG DES, aberta de 19 de junho a 30 de agosto, a área de convivência do imponente edifício será tomada por mais de cem obras, entre grandes esculturas infláveis chamadas bolhas, esculturas de pequeno porte, maquetes, desenhos, pinturas, fotos e filmes em 8mm.

Segundo a curadora, a crítica e professora Ana Maria de Moraes Belluzo, “a mostra dialoga com as características deste espaço, que já foi uma fábrica, transformado em ambiente nada convencional de cultura e convívio por Lina Bo Bardi”. Assim como a obra de Nitsche, que parte de influências diversas como a pop art, estética dos quadrinhos, signos urbanos e grande uso do experimentalismo. O desenvolvimento industrial e crescimento da cidade são temas recorrentes em seus trabalhos, que se iniciou em plena ditadura militar. Atuante nos debates socioculturais, realizou nos anos 1980 a identidade visual da campanha Diretas Já e um exemplar dos buttons desenvolvidos na época está na mostra, assim como uma máscara para grafitar o símbolo em áreas públicas.

Será exposto também o famoso macacão de plástico e líquidos coloridos realizado em 1969 para uma apresentação do músico Tom Zé. Além dos painéis de aglomerado de látex Pátria Amada (1965), Eu quero você, (1966) e Quente Frio (1965). De sua produção mais recente, estão aquarelas de desenhos realizados do início de sua trajetória até hoje em dia. O tema dessas telas são os instrumentos usados pelo artista, como pincéis, alicates, maçaricos, carimbos e grampeadores.

SERVIÇO:

Abertura: 18 de junho de 2015, às 20h

Visitação: De 19 de junho a 30 de agosto, de terça a sábado, das 10h às 21h, domingos e feriados, das 10h às 19h 

Entrada gratuita

Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93
 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s