Polaroides de Andy Warhol inspiram livro de retratos

A obra é do produtor e fotógrafo Phillip Leeds.

Imagine alguém que ama fotografar os amigos. E agora pense que esses amigos são personalidades das artes visuais, do universo fashion e da música, como o fotógrafo Terry Richardson, o rapper Jay Z e a cantora Rita Ora. Ligando os pontos, temos o livro Big Shots! (Rizzoli, 304 págs., 30 dólares), que chega este mês às livrarias. A obra traz 350 retratos clicados pelo produtor e fotógrafo Phillip Leeds usando uma Polaroid Big Shot – uma câmera lançada em 1971, que também foi usada por Andy Warhol para registrar as imagens de seus famosos Red Books.

Leia mais: Ashley Graham lança livro e compartilha experiências profundas

BigShots-capa-livro

Capa do livro. (Reprodução/Reprodução)

O projeto começou despretensiosamente em 2004, quando o norte-americano viu a exposição que a galeria Pace/ MacGill, de Nova York, montou com os retratos feitos por Warhol. “Fiquei encantado com as fotos, que ficavam guardadas em livros vermelhos. Logo depois, comprei o mesmo modelo de máquina usada por ele”, diz Phillip em entrevista à ELLE. A intenção, porém, não era usá-la para criar uma obra. Apesar de já gostar de clicar imagens usando máquinas vintage, Phillip não pensava em fazer da fotografa uma atividade profissional. “O (rapper) Snoop Dogg me sugeriu uma vez que eu fizesse um livro, mas nunca imaginei que as imagens que comecei a fazer com a polaroide iriam parar em uma publicação.”

Foi só em 2013, no dia do casamento de Pharell Williams (que assina a introdução do livro e é um dos retratados), que as coisas começaram a caminhar nessa direção. “Na cerimônia, conheci o editor Ian Luna. Ele me disse que não me daria nenhum dinheiro, mas a oportunidade de organizar um trabalho. E que ele venderia mais se tivesse imagens de celebridades!”, lembra. Trabalho fácil: era só continuar a fazer o que já vinha fazendo despretensiosamente desde que comprou sua máquina.

Zona de Conforto

Filho de um empresário de bandas importantes, como Blondie, Phillip, 47 anos, cursou comunicação e, em seguida, conseguiu um emprego na gravadora Def Jam, onde passou a organizar turnês de diferentes artistas. “Comecei a trabalhar em 1997. Fazia de tudo, até dirigir vans”, diz. Foram quase dez anos na estrada, acompanhando nomes como a cantora Kelis, o grupo N.E.R.D. e, por fim, Pharell Williams. No tempo em que trabalhava para o cantor, ele se dividia entre as turnês do cantor e produtor e o trabalho no departamento de marketing da label icônica de streetwear Billionaire Boys Club, fundada por Pharell em 2005. Foi ali que capturou as primeiras imagens que viriam a fazer parte de seu livro. “Como a câmera é grande e difícil de circular, deixava no QG da marca e fotografava todo mundo que nos fazia uma visita. Depois de um tempo, comecei também a sair com a máquina para outros lugares”, comenta Phillip, que desde 2015 se dedica a seu próprio negócio, a Agency for Higner, especializada em branding para empresas que utilizam a maconha como matéria-prima.

BigShots

A modelo Jasmine
Sanders. (Reprodução/Reprodução)

Sem grandes expectativas se o livro fará sucesso, nem a pretensão de passar a levar a fotografa como sua atividade principal, ele diz estar feliz de poder mostrar algo que faz de maneira informal, mas com paixão. Contando a favor, guarda um amuleto (ou será um sinal positivo do universo?): “Quando era criança, um dia saí com meu pai. Ele comprou um jornal e pediu que eu atravessasse a rua para pedir o autógrafo de um velhinho que eu não sabia quem era. Nem lembrava mais disso até achar recentemente, na casa da minha mãe, essa primeira página assinada por ninguém menos do que Andy Warhol.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s