Gucci Cruise 2018: quando a Renascença encontra o Harlem

O desfile que aconteceu em Florença fazia alusão à estética de Dapper Dan ao mesmo tempo que não deixava o estilo vintage à la Michele de lado.

A cada temporada, as coleções Cruise têm ganhado mais importância. Há quem diga que elas estão maiores e mais influentes que as próprias semanas de moda. Para o resort 2018, as grandes marcas de luxo fazem viagens inesquecíveis e, em geral, propõe um mergulho num universo de imagens menos comuns ao olhar fashion já tão adaptado ao circuito Paris-Milão-Londres-Nova York. A estratégia da Gucci (que desfilou ontem 29.5), por exemplo, foi a de levar todos os seus convidados até Florença para conferir as novidades de Alessandro Michele.

Cruise 2018 da Gucci

A capa brilhante com acabamentos em pele é um bom exemplo da estética exagerada de Michele. (Pietro D'Aprano/Getty Images)

A locação era o Palazzo Pitti, um palácio renascentista próximo a Ponte Vecchio na margem direita do rio Arno. As salas do museu – todas nomeadas por algum deus greco-romano (Marte, Júpiter, Apolo, entre outros) – foram tomadas por pequenas cadeirinhas da Gucci. Em cada uma delas, estava estampado um verso de um poema de Lorenzo de Médici – grande mecenas da época da Renascença. Só pelo décor, já dava para sentir o que estava por vir. No entanto, o celebrado estilista da etiqueta surpreendeu a todos mais uma vez.

Gucci Cruise 2018

Este look é praticamente uma releitura de uma peça feita por Dapper Dan, nos anos 1980. Na versão do alfaiate, o monograma que estampa as mangas era da francesa Louis Vuitton. (Pietro D'Aprano/Getty Images)

Desde que assumiu o mais alto posto criativo na casa, Michele foi incorporando elementos vintage progressivamente ao DNA da grife. Primeiro, ele fez com que todos se acostumassem com a nova imagem da Gucci com coleções menos extravagantes. O tempo passou e o designer foi abrindo as asinhas e adicionando sua personalidade exagerada pouco a pouco em suas apresentações posteriores. O último desfile apresentado em Milão foi o ápice de sua trajetória na marca até então. Por onde se olha, há referências, detalhes minuciosos, volumes inesperados, contrastes inteligentes…

Gucci Cruise 2018

E que tal esse modelo que lembra uma toga romana? (Pietro D'Aprano/Getty Images)

Agora, o Cruise 2018 aponta para um novo caminho. Ao invés da estética maximalista vintage que já nos habituamos a ver, Michele vai além e contrapõe elementos que fazem alusão direta às peças criadas por Dapper Dan, no Harlem, na Nova York dos anos 1980 – um trabalho muito ligado à cultura negra street da cidade – ao universo clássico do Renascimento. Assim, meias 3/4, alfaiataria matelassada, peles oversized e logomania entram em contato com vestidos acetinados de silhueta império, mangas bufantes, pérolas e muito mais.

Gucci Cruise 2018

O vestidinho à la Maria Antonietta é arrastado para o novo milênio pelo comprimento míni e pela ironia do “Guccy” em pérolas no decote. (Pietro D'Aprano/Getty Images)

Com isso, o designer mostra que há muito mais em comum entre esses dois mundos do que imaginamos. Seu mérito está em colocar duas correntes estéticas completamente diferentes e desproporcionais no mesmo patamar. Depois desse espetáculo, fica difícil não resistir ao convite da camiseta que, muito provavelmente, vai se tornar hit entre as blogueiras e influencers do mundo todo: Guccify Yourself! Assista ao desfile completo no site da marca!

Gucci Cruise 2018

Como não amar a camiseta “Guccify Yourself” usada por Alessandro Michele ao final do desfile. (Pietro D'Aprano/Getty Images)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s