“Ser uma das poucas mulheres no esporte sempre me motivou”

Maya Gabeira é o novo rosto da marca de relógios TAG Heuer e fala sobre o desafio de ser uma das únicas mulheres a pegar ondas gigantes no mundo.

Você provavelmente já ouviu falar no nome de Maya Gabeira, mesmo que não seja muito fã de surfe. A carioca de 29 anos é um orgulho nacional, sendo uma das únicas mulheres a pegar ondas gigantes pelo mundo. Desde 2012, ela é pentacampeã na categoria feminina do Billabong XXL Awards, que consagra os surfistas que escolhem o tipo mais extremo do esporte. Inclusive, em 2009, Maya também venceu o ESPY Awards como a maior atleta feminina em esportes de ação.

Surfista desde os 13 anos, o interesse por ondas grandes veio aos 17, após uma temporada no Havaí. Foi aí que ela se tornou uma big rider. “Me apaixonei pelo desafio e pela necessidade de ser uma das poucas mulheres focadas nesse nicho do esporte“, divide em entrevista exclusiva à ELLE. Obviamente, a pouca representatividade feminina trouxe também algumas barreiras e muito preconceito com o seu trabalho, mas ela se manteve otimista: “Nunca desanimei por isso, pelo contrário. Ser uma das poucas mulheres no esporte sempre me motivou”.

Leia mais: Quais são os esportes que a Angel brasileira Lais Ribeiro pratica para cuidar do corpo

Mesmo com o prestígio e os grandes seus prêmios, ela explica que foi difícil conquistar o respeito de alguns: “Com mais exposição acontecem também mais críticas. Quando a visibilidade cresce e se atinge o sucesso no esporte, algumas pessoas acabam criticando mais”. Mas, junto com os comentários negativos, Maya também se tornou exemplo de muitas mulheres. “Hoje, tem um grupo de meninas que briga por mais oportunidades no surfe. Isso não existia antes. Eu acredito que com minhas conquistas no esporte eu esteja incentivando-as a seguirem seus sonhos!”, explica orgulhosa. 

Maya Gabeira TAG Heuer

(Daryan Dornelles/Divulgação)

Poucos sabem, mas, além de esportista, a surfista também é fã de moda. “Minha mãe é estilista e cresci neste meio”, conta. Com uma vida corrida e boa parte do seu ano focada em treinos, ela confessa que looks não são a sua prioridade, mas não abre mão de demonstrar estilo mesmo na água. “Minhas roupas de borracha têm tons de rosa, laranja e amarelo. Adoro cores para surfar, assim como minhas pranchas!”. Já na beleza, o SpaDios é parada certa quando está no Rio de Janeiro para cuidar do cabelo: “Ele sofre muito durante a temporada de ondas fora do Brasil e apesar de fazer hidratação em casa, não resiste às longas horas no mar e no vento!”.

A nova empreitada de Maya fez com que ela saísse do mar e fosse para frente das câmeras: ela é o novo rosto da marca de relógios de luxo TAG Heuer. O cargo, que fora do Brasil já foi ocupado pela modelo Cara Delevingne, não poderia ser de outra pessoa por aqui. A grife tem como lema a hashtag #DontCrackUnderPressure, ou seja, não ceda sob pressão, tudo a ver com a trajetória da surfista, que ainda inclui a superação de dois grandes acidentes na água. 

“Os relógios da TAG Heuer são, para mim, itens de desejo. Além disso, eu sou fã de muitos atletas que representam a marca, além de estar adorando a experiência de surfar com esse lançamento”, comenta sobre o TAG Heuer Aquaracer Lady Quartz 2017, que possui tecnologia para resistir até 300 metros debaixo d’água.

Maya Gabeira TAG Heuer

(Daryan Dornelles/Divulgação)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s