Minas Trend Preview Inverno 2013 já tem data para acontecer

Evento dispensa figura do diretor artístico e mantém suas datas, mesmo com as mudanças no calendário de moda nacional.

fotosite

mtp-v13-lmagalhaes-04
Desfile de Lucas Magalhães na última edição do MTP.

O Minas Trend Preview (MTP) Inverno 2013 já tem data para acontecer: entre os dias 20 e 23 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte. Como o próprio nome diz, o evento é responsável por apresentar as pré-coleções de cada temporada e sempre acontecia antes do Fashion Rio e do São Paulo Fashion Week. No entanto, com as mudanças das datas do calendário de moda nacional, ele passa agora a ocorrer depois das duas principais semanas de moda brasileiras, o que, segundo Sérgio Lourenço, superintendente de desenvolvimento comercial da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), não afeta em nada seu objetivo principal. “O importante para nós não é estar sincronizado com Rio e São Paulo, mas trabalhar junto à indústria de moda mineira para que ela tenha condições de utilizar as tendências propostas em seus negócios”, afirmou ele. “O MTP já é reconhecido como um dos eventos do setor mais importantes do país e agora não há mais preocupação com o calendário, mas sim com o mercado.” Com isso, a primeira edição de 2013 também deve ocorrer em abril, mas ainda sem data exata definida.

Como em todas as edições, o inverno 2013 do MTP traz algumas novidades que Lourenço adiantou em primeira mão para ELLE. A primeira delas é a substituição do diretor criativo, cargo já ocupado por Ronaldo Fraga e Mary Arantes, por curadores indicados pelos sindicatos de vestuário e de acessórios de Minas Gerais. “Por causa da diversidade e da dimensão que o evento tomou, agregando vestuário, acessórios e moda infantil, por exemplo, vimos que não era mais possível ter uma assinatura única. Além disso, acreditamos que para inovar é preciso mudar, promover um giro de talentos”, explicou o superintendente. O primeiro nome confirmado para a próxima edição é Teresa Santos, ex-Patachou, que irá fazer a curadoria da parte de vestuário por indicação do Sindivest.

Outra inovação reservada é a realização de todos os desfiles fora do Expominas, em diversos pontos da cidade. “Queremos que Belo Horizonte abrace o MTP e, para isso, vamos privilegiar espaços públicos que já estejam relacionados com o turismo local”, observou Lourenço, que adiantou ainda que o tema da próxima edição é Diversidade Brasileira.

Copie o link

Por MARIANA PONTUAL

Publicado em 21/09/2012