A Adidas está pensando em criar tênis biodegradáveis

Como a Adidas tem apostado na sustentabilidade em conversa com Felipe Savone durante o Projeto Estufa, no SPFW.

Desde o anúncio de um tênis feito de plástico retirado do oceano, muitos olhares se voltaram às inovações da Adidas. A marca, que nos últimos anos ganhou muita popularidade no street style com seus tênis brancos, ajudando a espalhar o sportswear no mundo da moda, também tem se esforçado para desenvolver na prática uma forma de consumo sustentável. Foi sobre isso que Felipe Savone, gerente de marketing da Adidas aqui no Brasil, foi convidado a falar em um dos painéis de debate do Projeto Estufa durante o SPFW. Ao lado de Glicínia Setenaresk, Juliana Pirani e Nina Braga, ele falou sobre “inspirar um mundo novo”, e nós batemos um papo com ele após o evento sobre as iniciativas da marca.

Como começou o projeto de sustentabilidade da Adidas?

O nosso projeto não diz respeito apenas ao produto, mas à nossa postura no mercado e também à cadeia de produção. É uma inciativa histórica da marca e alguns fatos mostram isso ao longo do tempo. Um exemplo é a Better Cotton Inciative, que existe há mais de dez anos. Uma série de empresas entraram no projeto, mas a Adidas é uma das fundadoras, junto com WWF. A ideia é lutar por uma maior qualidade na cadeia de produção e nas questões ambientais do algodão globalmente. A meta da Adidas é que até o fim deste ano, 100%  do algodão da empresa seja certificado dessa forma, e já estamos há três anos no processo de otimizar nossa cadeia.

E você pode me contar mais sobre a iniciativa de limpar os oceanos?

A Parley teve início entre 2012 e 2013, quando um grupo de designers começou a pensar em uma forma de mudar o mundo e ter uma maior interação com a sociedade. Eles se atentaram à questão do oceano e montaram o projeto com a ideia de transformar a forma como nós pensamos sobre o plástico. Era preciso uma marca para apoiar e, então, a Adidas abraçou o projeto.

A ideia é ser sustentável em três grandes frentes: comunicação e educação, para a conscientização de mudanças de hábitos, pesquisa e ações concretas, como projetos de limpeza de plástico ao redor do mundo.

Sobre as pesquisas, a Adidas anunciou em 2014 que apresentaria o primeiro tênis feito de material reciclável e o protótipo se concretizou em 2015. É um tênis de corrida com a melhor tecnologia do mercado e sua estrutura é feita de 95% de plástico retirado do oceano e 5% de poliéster e algodão, também reciclados. Ano passado, ele entrou à venda e 7 mil modelos foram vendidos em pouquíssimo tempo. Para você ter uma noção de comparação, são usadas 11 garrafas de plástico reciclável para produzir um par.

Leia mais: Prepare-se para desejar a nova coleção da Adidas com o Pharrell

Estão sendo desenvolvidas roupas para o dia a dia também?

No final do ano passado, saiu o primeiro vestuário feito com a garrafa – camisetas de futebol, que inclusive já foram utilizadas em jogos, do Real Madrid e Bayern de Munique. Todos os outros componentes que não eram tecido, como tintas usadas, eram eco-friendly. Foi bem legal porque até os patrocinadores dos times concordaram em deixar todos os logos da cor da camisa para diminuir o impacto ambiental.

(Adidas)

Serão lançados mais modelos de tênis além de corrida?

Em abril deste ano, criamos a meta de colocar no mercado um milhão de pares em parceria com a Parley. A nova colaboração com a Stella Mccartney também faz parte do projeto. Além disso, já lançamos diversos produtos de natação, como maiôs e bermudas.

O timming foi perfeito, não é? Sustentabilidade tem sido uma das pautas do momento na moda.

O tema é uma realidade interna faz muito tempo. A Parley é o mais significativo no momento porque resulta em produto. Mas ela também demandou tempo, assim como uma série de mudanças. Para você ter uma noção, nos nossos escritórios nós não usamos copos de plástico, é toda uma mudança de mentalidade.

O que podemos esperar para o futuro?

No final do ano passado, a gente apresentou um novo protótipo, o Futurecraft Biofabric, feito de Biosteel – uma espécie de fibra no laboratório que é extremamente leve e resistente e ainda é biodegradável. Ou seja, no momento de descartar o tênis, não sobrará nenhum resíduo para o planeta, então você se desfaz dele de uma forma consciente. É o tipo de mudança que queremos causar na sociedade.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s