A diferença de tratamento entre homens e mulheres ao mostrarem seus corpos

Dentro do Instagram, há regras claras contra a nudez. Entretanto, ela parece ser diferente quando falamos de homens e mulheres. Veja abaixo cinco situações em que os comentários na rede social também mostraram a falta de simetria com a qual a sociedade lida com a exposição dos corpos.

Em maio de 2014, Rihanna teve seu perfil no Instagram deletado por postar fotos em que aparecia com partes do corpo nuas. A cantora costumava publicar diversas imagens desse tipo, mas o estopim foi quando divulgou um ensaio feito pela revista francesa Lui, em que fazia topless. A rede social, que possui uma política contra a nudez, já foi bastante criticada por banir fotos de mulheres com os mamilos aparecendo e aceitar normalmente as imagens dos homens – a hashtag #freetheniple costuma ser usada por quem defende a ideia de que não deveria existir esse tipo de censura ao corpo feminino tanto online quanto offline. Recentemente, o assunto voltou à tona quando Justin Bieber compartilhou um clique completamente pelado. O post, além de não ter sofrido qualquer retaliação por parte do Instagram, ainda gerou um novo tipo de reflexão: enquanto o astro do pop foi elogiado por muitos de seus fãs, as mulheres costumam receber comentários depreciativos. Veja abaixo alguns exemplos:

Reprodução Instagram

Reprodução Instagram

Eu curtiria isso um milhão de vezes se eu pudesse / Esta será a foto mais curtida do instagram em breve. Ele alcançou dois milhões de likes em dois dias / Por que você não vira de frente? / Mas se fosse uma mulher… de qualquer modo, belo traseiro / Eu amo esta foto da natureza, que está completa com uma montanha maravilhosa.

Reprodução Instagram

Reprodução Instagram

Não, por favor, pare. Como isso é atraente para o Kanye? / Por favor, pare de fazer isso. Se ele é bonito você não precisa expor / Vou photoshopar algumas roupas nela / Isso é nojento / Ela é um bom exemplo do que não fazer / Você tem uma filha, por que você posta isso? Você não ama a North? Você quer que ela cresça em um mundo em que seja com isso que as pessoas se importam? / Você é péssima. Você não tem mais o que fazer do que ficar tirando fotos?

Reprodução

Reprodução

Ela postou esta foto porque o instagram não parava de apagar as fotos em que ela aparecia mostrando os peitos. É engraçado que ele não tenha apagado esta ainda / Traseiro perfeito / Se eu fosse uma celebridade, eu faria isso com o meu marido / Melhor que a do Bieber / Preparando o cartaz: me mostre seu traseiro, baby / Veja porque eu o amo 

Reprodução

Reprodução

Roupas são feitas para cobrir o corpo, não mostrá-lo. E alças de macacões existem para deixá-lo na frente, não para mostrar seus peitos ao mundo / Arrume uma blusa maior como pessoas normais / Isso realmente deixa as pessoas chateadas se elas não gostam de seus corpos. Isso não deveria estar aparecendo, mas se você quer assim, tudo bem. Mas você é uma vadia e deveria deixar o Ashton em paz / Coloque um sutiã, ai meu Deus!  

Reprodução

Reprodução

Por que, Demi, por quê? Pare de se vestir assim, isso não é se respeitar. Você é mais que isso. Eu sou de outro país, sou de Israel e você é meu modelo, mas eu estou decepcionada. Isso me deixa triste. Não faça isso com você mesma / Isso não é ok, Demi. Pare. Não acredito que você está fazendo isso.

A boa notícia é que até o momento da publicação desta matéria, grande parte das críticas negativas foi sobreposta por uma enxurrada de mensagens que denunciam o duplo padrão no tratamento dado a homens e mulheres. Essas novas respostas também apoiam a ideia de que as roupas, fotos e poses que elas decidem usar ou fazer não devem ser motivo para julgamentos. Clique nas fotos para ver os comentários mais recentes nos posts da cantora Demi Lovato e da modelo Bryana Holly.

#COOLFORTHESUMMER 🍒💦☀️

A post shared by Demi Lovato (@ddlovato) on

 

@buffalojeans x @bryant

A post shared by bryana holly (@bryanaholly) on

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s