A Gucci acaba de lançar um novo projeto digital e uma artista brasileira foi selecionada

A Gucci está realmente passando por uma transformação desde que Alessandro Michele assumiu a direção criativa da marca. Além das roupas de pegada vintage – mas com um ar supermoderno –, o estilista também tomou a frente de projetos off passarela e lança, hoje (28.10), o #GucciGram. Como o nome sugere, ele é uma iniciativa no Instagram, que consolida o interesse de Michele nas mídias sociais, apesar de o próprio ter um perfil extremamente discreto na rede. É essa dualidade, aliás, um dos destaques do lançamento.

A equipe da Gucci buscou artistas que se destacam virtualmente, mas que não são necessariamente 100% digitais, para imprimir suas visões desta nova fase da grife italiana. É o caso de Verena Smit, a única brasileira a ser selecionada. Para quem ainda não conhece, a fotógrafa posta em seu perfil imagens delicadas, sempre em preto e branco, que brincam com palavras e imagens, e que, muitas vezes, passam por uma máquina de escrever. Confira aqui como foi o convite e o que ela preparou:

Como a Gucci chegou até você?

O diretor de mídias sociais, que fica em Milão, me enviou um e-mail perguntando se eu teria interesse em participar do projeto. Ele me disse que o Alessandro Michele escolheu pessoalmente os artistas, mas no começo eu não estava acreditando muito. Li, reli e conferi o e-mail várias vezes. Eu nunca coloco hashtags nos meus posts, então não sei como ele chegou até mim. É impressionante, a gente nunca sabe quem está nos observando na internet.

E você acompanha a marca? O que está achando desta nova fase com o Alessandro Michele?

Eu sempre gostei de moda, mas não sou obcecada de acompanhar desfiles. Eu pesquiso um pouco e sabia que a Gucci estava com um novo estilista. Eu não me enxergava na marca antes, mas quando fui ver o que ele estava fazendo, passei a me identificar. Ele deu uma cara nova e acho que não se trata apenas da moda. Ele parece ser um cara com uma cabeça mais aberta.

Seu trabalho é em P&B e a nova Gucci explora muito as cores e estampas, houve alguma dificuldade no processo?

Eu perguntei se poderia fazer em preto e branco e eles me responderam para ser fiel ao meu estilo. Eles me procuraram por conta do meu olhar. Não houve dificuldade porque as estampas, uma floral e uma mais gráfica, também ficam bem no p&b. Apesar das roupas coloridas, o trabalho dele tem um mood que é mais sóbrio, ele tem um silêncio que combina com o meu.

E o que você imaginou para este projeto?

Foram três imagens. O que eu mais costumo fazer é brincar com as palavras, então, em um deles, por exemplo, peguei o bloom [nome de uma das estampas] e fiz o trocadilho com bloomer, que é imaturo.

Verena Smit

Verena Smit

A ideia da marca era mostrar que as fronteiras estão cada vez menores, não é preciso ir a um museu para consumir arte e que a cultura também pode ser vista no Instagram. Qual é a sua opinião?

Achei muito legal uma marca de moda fazer um projeto com artistas. Tem uma liberdade ao mesmo tempo em que existe um briefing. Aliás, esta foi a primeira vez que fiz um trabalho a partir de algo que me pediram. A moda e a arte caminham juntos, é ótima essa colaboração com novos artistas e designers. A internet sempre lançou pessoas, tem mercado para todo mundo, arte não é só na galeria. Tem muitos artistas desenhando coleções. Acredito em encontrar novos caminhos, é bom mudar para não cansar.

E quais são os seus próximos planos?

Em novembro, lanço uma coleção com a básico.com. A princípio serão 20 camisetas dentro de um projeto deles que chama Tela em Branco.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s