Carreira fashion: tudo o que você precisa saber para se tornar um stylist de sucesso!

Clessi Cardoso e Thiago Ferraz são os nomes escondidos atrás de imagens de moda para lá de impactantes. Por isso, ELLE conversou com cada um para descobrir os truques para o sucesso no circuito da moda.

Continuando nossa série de carreiras da moda, hoje mostramos o caminho de dois profissionais que trabalham por trás de supereditoriais de moda e páginas de revistas. Se você perdeu nossas dicas para quem quer ser jornalista especializado na área, clique aqui.

De produtor de moda…

Reprodução

Reprodução

Nascido em Maceió, Clessi Cardoso cresceu em contato com as tradicionais rendeiras de sua cidade natal. “O meio em que eu vivia, também era cheio de artistas. Gente diferente do normal que me despertava curiosidade”, relembra. Em 2009, ele veio para São Paulo e terminou aqui a sua faculdade de design gráfico na Belas Artes.

Por aqui, Clessi se enturmou com uma galera fashionista e, muito por influência deles, decidiu seguir carreira no mundo da moda. Sua principal atuação? Produtor de moda: o profissional por trás da escolha das peças nas matérias de consumo e em alguns editoriais das mais importantes revistas do segmento.

O dia a dia é agitado. “As coisas acontecem sempre de última hora e logo que uma pauta chega, fazemos uma reunião sobre o que podemos fazer com ela.” Depois disso, Clessi e sua equipe atravessam juntos a burocracia com as assessorias e marcas para conseguir fazer a foto. “Precisa conferir tudo. Devolver as coisas intactas é tão importante quanto criar uma imagem”, explica.

“Acho que o mais legal é o desafio de propor coisas que podem até não ser completamente novas, mas que podem ser mostradas de uma forma diferente e criativa”, comenta. Para ele, o mais importante para um produtor de moda é estar preparado para muito trabalho. “É uma profissão que dá muito trabalho, tanto físico quanto psicológico, mas quem gosta, não pode desistir. ”

… até stylist

Reprodução

Reprodução

Em 1995, uma loja descolada – cheia de discos gringos e revistas de moda alternativas – abriu perto de onde Thiago Ferraz estudava. “Acabou virando meu oásis, foi aí que meu olho começou a brilhar para a moda”, conta. Na época, a cena clubber estava fazendo a noite de São Paulo ferver e foi nesse mix de moda e música que ele se encontrou.

“Nessa época eu acabei conhecendo muita gente”, diz. Paulo Martinez, Erika Palomino e Daniel Ueda foram alguns de seus parceiros durante a sua entrada no mundo fashion que aconteceu em paralelo a faculdade de publicidade na PUC que cursou.

De acordo com ele, criar boas relações é muito importante para conseguir trabalhos nesse circuito. Encontrando essas aberturas, o foco passa a ser em enxergar o mundo a partir de ângulos inusitados. “Na hora de pesquisar, não basta ficar dando scroll no Tumblr. É claro que eu também faço isso, mas é legal trabalhar com mais profundidade e buscar um universo particular”, sugere. Segundo Thiago, apesar do cotidiano de cada job ser o mesmo (pesquisa, reuniões, prova de roupas e foto), cada um deles merece um cuidado especial.

Por prazer, o stylist também dá uma mão para algumas celebridades na hora de escolher seus looks. Mariana Ximenes, Didi Wagner, Wagner Moura e até Cauã Reymond já trabalharam com ele.

“É necessário tentar ao máximo viajar, aprender e estar sempre aberto a ouvir”, lista ele que, de quebra, ainda toca a Fort Magazine – revista independente voltada para o público jovem masculino. Aliás, aí está uma boa fonte de inspiração para quem está começando. Fique de olho! 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s