Casamento perfeito: a relação entre a Dior e suas flores

O fundador da maison sempre foi apaixonado por seus jardins. Em tempos de dança das cadeiras na direção criativa da marca, ELLE relembra momentos em que as pétalas entraram em cena nos seus desfiles mais recentes.

A Dior acabou de anunciar o nome de sua nova diretora criativa, a sétima couturier à frente da casa. Maria Grazia Chiuri, ex-Valentino, tem uma missão árdua pela frente: a de dar continuidade a um legado deixado por estilistas de prestígio como Raf Simons, John Galliano e até Yves Saint Laurent. Em comum, eles tiveram sempre o mesmo respeito às heranças do próprio Christian Dior: desde as incansáveis reinvenções da bar jacket – peça icônica da maison – até os escarpins – como o Dioressence.

Leia também: Como é feito o sapato Dioressence.

Uma das tradições da casa é a de sempre olhar para o universo das flores antes de pensar uma coleção. Por isso, tanto em cenários como em roupas, as pétalas estiveram muito presentes nesses últimos anos de Dior. Aqui, relembramos alguns momentos marcantes delas na passarela.

Verão 2016

Como se uma coleção inteira baseada em pijamas e camisolas superdelicadas não bastasse, Raf Simons quis também levar essa tranquilidade – palavra-chave daquela temporada, segundo ele – para o lado décor de seu desfile. Por isso, o belga ergueu pequenos morros cobertos de lavanda na locação escolhida pela etiqueta!

Inverno 2014

Alguns anos antes, a ideia do estilista era levar a fila A para uma viagem pelo espaço sideral. Para alcançar esse objetivo, ele criou uma passarela circular entornada por paredes de espelho decoradas com orquídeas brancas. As flores davam conta de lembrar que – mesmo em um ambiente totalmente futurista – tratava-se de um desfile da maison Dior.

Verão 2014

Aqui, as flores inspiraram a apresentação do começo ao fim. Cada peça parecia fazer alusão à mãe natureza de alguma forma diferente. Não à toa, a apresentação aconteceu em meio a um jardim supercheio e tropical. Pense em uma profusão de estampas em contraposição a peças de alfaiataria reconstruídas para o novo milênio. Some uniformes e brasões bordados et voilá!

Inverno 2012

Já em sua estreia na maison, Raf Simons disse a que veio. Ali, ele modernizou os shapes tradicionais da casa e, mesmo assim, não deixou seu legado para trás. Por isso, o desfile aconteceu em salas que tinham suas paredes simplesmente forradas de flores. Cada um dos cômodos com uma espécie diferente delas e outro com um mix multicolorido. Uma visão do paraíso!

Inverno 2010

“Florais para o verão? Que ousado…”, diria Miranda Priestly. Mas como seria fazer uma coleção 100% inspirada na cor e nas formas delas para o inverno? John Galliano tomou essa missão para si e a cumpriu com maestria. Eram casacos, luvas, máscaras de plástico, color blocking, sapatos com tiras de couro que pareciam ramos de plantas… Um repertório jardineiro infinito!

Inverno 2009 e verão 2010

Diferente de Simons, Galliano era conhecido pela sua extravagância e pelos espetáculos apoteóticos por meio dos quais dava vida às suas criações. No entanto, foram nas suas apresentações mais intimistas – desfiladas no próprio ateliê da Dior em Paris – que a sua relação com o florido ficou mais evidente. Isso porque, nestas ocasiões, arranjos enormes, desses de tirar o fôlego, adornavam os salões.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s