Ellus questiona censura a mamilos femininos em seu desfile

Marca colocou modelos com looks iguais sem a parte de cima no SPFW e lançou o debate: por que a censura é só para elas?

A Ellus comemorou seus 45 anos com um grande desfile de 74 looks no SPFW N43, nesta terça-feira (14.1). Mais ou menos no meio da apresentação, entre as ótimas peças de pegada rocker que a marca mostrou, Adriana Bozon e Rodolfo Souza fizeram um statement na passarela ao colocar looks iguais nos modelos Rebecca Gobbi e Filipe Hilmann sem a parte de cima. A decisão levantou questionamentos sobre a diferença de tratamento dado a mulheres e homens ao mostrarem seus corpos. “A Ellus sempre falou de liberdade sexual e de expressão. A nossa mulher sempre foi forte e muito livre”, contou o estilista à ELLE no backstage. Adriana reforçou que esta é uma reedição de um momento icônico da marca de 1994 que se faz relevante e atual nos dias de hoje.

ellus-spfw-n43

Final final do desfile da ELLUS no SPFW N43. (Zé Takahashi/Agência Fotosite)

Sem dúvidas, a ação vai muito de encontro ao movimento #freethenipples, que ganhou força nos últimos anos e adesão de celebridades da moda como Cara Delevingne e Kendall Jenner. Nas redes sociais, principalmente no Instagram e Facebook, há regras claras contra a nudez, mas ela parece ser diferente quando falamos de homens e mulheres. Nelas, os mamilos femininos costumam ser censurados, mesmo quando aparecem em contextos nada sexuais, enquanto os masculinos podem tranquilamente continuar no ar em diferentes tipos de posts. Foram proibições dessa natureza que incentivaram Letícia Bahia e Julia Rodrigues a criarem o projeto Mamilo Livre aqui no Brasil, cuja ideia principal é levantar o debate sobre objetificação sexual dos seios femininos. No Dia da Mulher, elas foram convidadas a discutir o assunto ao vivo no nosso Facebook, e vale a pena relembrar a conversar depois desse desfile:

 

UPDATE: Nesta manhã, o Instagram baniu a foto da modelo Rebecca Gobbi, que já havia angariado mais de 2 mil likes na rede social. “Isso é pra ver que os direitos da mulher não são os mesmos do que os dos homens. Pois o meu amigo atras está também sem camisa, mas por eu ser mulher e mostrar um mamilo, fui deletada”, escreveu em seu perfil agora com a foto com uma tarja “Free The Nipples”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s