Entenda quem define as cores Pantone para o ano

O tom de verde Greenery é o escolhido para 2017.

Todo ano é a mesma coisa: chega dezembro e a Pantone anuncia a cor do próximo ano (a de 2017 será a Greenery e, em 2016, foram duas pela primeira vez: Serenity e Rose Quartz). Porém, como essas cores são escolhidas? E, mais importante, quem define qual o tom que será o destaque do ano?

A Pantone trabalha com identificação de cores, isto é, define um nome e um número para cada tom, e ela conta com uma divisão, chamada Pantone Color Institute, que trabalha com o estudo das tendências para as próximas temporadas.

As cores do ano começaram a ser definidas a partir de 1999, sendo o primeiro tom – para o primeiro ano do novo milênio – o azul cerúleo. Desde então, anualmente, a empresa reúne uma junta de profissionais de vários setores e não só de moda, que definem a cor seguinte. A prioridade máxima é eleger um tom que defina os problemas e as vitórias do momento.

Em 2013, a cor esmeralda, por exemplo, representava o crescimento e a renovação em uma época em que a mundo saía da crise. Na realidade, a equipe recebe informações de várias partes do globo e seleciona o que levar em conta, depois decide que cor vai traduzir tudo isso.

Como prova de que essa escolha não é aleatória, os tons de 2016 foram pensados a dedo, como uma forma de amenizar o clima de tensão e violência que marcou o mundo nos últimos meses. A combinação de Rosa Quartz e e Serenity criam uma sensação de segurança, paz e ordem e são agradáveis para o cérebro.

Após um ano conturbado em diversas questões mundiais, a cor escolhida para 2017 é o Greenery, um verde levemente amarelado que representa um novo começo. A ideia é que o mundo “respire fundo, oxigene e se revitalize para o ano que está por vir”.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s