Artista mistura filmes e séries às últimas coleções de moda

Fiquei de olho no trabalho do mais novo colunista da ELLE Brasil.

O ilustrador e designer britânico Benjamin Seidler já colaborou com marcas como Acne, Prada e Miu Miu, mas vem colhendo frutos graças às divertidas colagens que compartilha no Instagram, vestindo personagens de séries e filmes com as roupas mais desejadas das passarelas. “Vejo como uma maneira espirituosa de passar uma mensagem sobre moda”, diz sobre suas imagens ao mesmo tempo kitsch e inteligentes. O talento de Benjamin para criar imagens bem-humoradas e repletas de informação de moda agora pode ser visto mensalmente em colagens exclusivas em sua coluna na ELLE Brasil.

Ilustração: Benjamin Seidler Ilustração: Benjamin Seidler

Cersei Lanister de Game of Thrones veste Balmain, que tal?

Tudo começou quando ele associou a febre da grife Vetements ao filme Meninas Malvadas, com Lindsay Lohan. “A moda pode ser como uma turma de colegial norte-americana, em que você é pressionado a gostar de algo só porque todo mundo gosta”, diz. Benjamin decidiu vestir as personagens do longa com as roupas da marca e a foto viralizou. Desde então, ele já fez um extreme makeover no guarda-roupa de Maria Antonieta, Carrie Bradshaw e Hermione Granger, entre outras. “O Instagram me permite atingir uma audiência muito maior do que aquela restrita ao mundo fashion. Hoje, você não precisa mais de dinheiro para sobressair. Apenas de uma ideia – e isso é muito moderno.”

A pedido de ELLE, o designer criou três colagens, que você vê nesta página, todas com roupas das coleções internacionais do inverno 2016. Eleven, protagonista da série hit Stranger Things, veste Marc Jacobs (assim como o carismático alien de ET – O Extraterrestre, uma das principais referências do seriado, que Benjamin encaixou na imagem). A turma de Orange Is the New Black usa Vetements. E Cersei Lannister, de Game of Thrones, aparece com um longo da Balmain. “Às vezes, assisto a desfiles e me lembro de uma atriz que adoraria vestir com aquela coleção ou o inverso: estou assistindo a um filme e penso: ‘Nossa! Essa personagem precisa de uma repaginada’.”

Ilustração: Benjamin Seidler Ilustração: Benjamin Seidler

A Vetements aparece nas roupas das personagens de Orange Is The New Black, da Netflix.

Esse projeto, no entanto, é apenas uma parte do trabalho de Benjamin – que nasceu e foi criado em Roma, mas é registrado britânico, por causa do pai diplomata, e hoje vive em Nova York. Além das colagens, ele também desenha acessórios e até móveis. Formado em moda pela Central Saint Martins e em arquitetura pela University of Cambridge, começou a carreira antes mesmo de pegar o diploma, estagiando para a estilista Anna Sui, aos 15 anos. “Basicamente, tirava cópias, mas achava a coisa mais fabulosa do mundo. Meu entusiasmo transpareceu, pois ela me convidou para desenhar a estampa de uma de suas camisetas e até acompanhar um photoshoot com Steven Meisel.”

Anna foi um bom trampolim, já que de lá ele não parou mais: virou pupilo de Suzy Menkes, para a qual escreveu e ilustrou no jornal International Herald Tribune, e engatou colaborações com grandes labels. “Graças à minha formação, consegui um cargo no departamento de arquitetura da Prada, na Itália, desenhando mobília para as lojas.” Depois, criou para marcas como Anya Hindmarch e Matthew Williamson.

Petra Collins Petra Collins

Retrato de Benjamin fotografado por sua amiga e it-fotógrafa Petra Collins, musa da Gucci.

Casado com Stuart Vevers e amigo de figuras da moda, como a fotógrafa Petra Collins, ele tem entre suas etiquetas favoritas Miu Miu, Gucci, Ralph Lauren e Coach, grife na qual o marido é diretor criativo. Ele adoraria, porém, uma parceria que levasse suas criações para um público mais amplo. “Quero trabalhar com algo que muitas pessoas pudessem comprar, como sandálias Havaianas e óculos Ray-Ban”, diz. “Adoraria pensar em algo que fosse acessível e pudesse ser produzido em grande escala.” Estamos torcendo, Benjamin!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s