Este projeto desafia estilistas a criarem vestidos sustentáveis

O projeto Red Carpet Green Dress desafia estilistas a criarem vestidos de gala de uma maneira totalmente sustentável e transparente.

Quem está acompanhando os preparativos para o Oscar soube que Emma Roberts vai usar um vestido sustentável na premiação deste ano, que acontece no próximo domingo (26.2). O look da atriz faz parte da iniciativa Red Carpet Green Dress, um projeto que tem mudado a forma como vemos a moda de tapete vermelho.

O programa foi fundado por Suzy Amis Cameron, que é atriz, modelo e esposa do diretor de cinema James Cameron, de filmes como Avatar e Titanic. Ela, que além de tudo isso também é ativista ambiental, viu nas premières dos filmes do marido a oportunidade de explorar um tema que, lá em 2009, ainda era pouco discutido: a sustentabilidade na moda.

Foi assim que o RCGD nasceu. O objetivo do projeto é inspirar e incentivar mudanças no mercado, firmando uma parceria com grandes estilistas e marcas para desenvolver vestidos eco-friendly para eventos de tapete vermelho.

O RCGD foi fundando com uma função dupla: trazer luz para o problema da sustentabilidade na moda, além de arrecadar fundos para MUSE School CA, uma escola co-fundada por Suzy e sua irmã, Rebecca, para empoderar crianças e incentivá-las a atingirem o seu completo potencial através da excelência na educação, relações compassivas, consciência global e ambiental.

Este é o oitavo ano em que o Red Carpet Green Dress desafia o mercado a evitar desperdícios e optar por tecidos recicláveis e menos poluentes para a criação de seus looks de gala. Isso inclui roupas de premiações do porte do Oscar e premières de alguns dos maiores lançamentos do cinema em cada ano. A escolha de quem assina cada produção varia, e o projeto conta com um sistema de estágio para estimular novos estilistas a optarem pela moda ética.

Leia mais: 10 novas marcas brasileiras preocupadas com sustentabilidade

Ideias como essa têm ganhado ainda mais destaque recentemente, já que a busca por meios que impactem menos o meio ambiente estão tão em pauta no mundo inteiro. Emma Watson, por exemplo, também aderiu à causa criando uma conta no Instagram para mostrar os looks que usará na turnê promocional de A Bela e a Fera, todos eles de acordo com esse princípio.

Este ano, além de Emma Roberts, a estrela de Lion, Priyanka Bose, também usará um vestido criado por um duo de designers para a Red Carpet Green Dress. Vivianne Westwood, que ano passado criou o vestido de Lily Cole para o Oscar, retoma a parceria e também fará parte da iniciativa este ano, criando o look da atriz indiana. O segundo designer ainda não foi anunciado.

A iniciativa também fechou uma parceria com o Atelier Swarosvki para conceder os acessórios das duas atrizes. Os colares, brincos e anéis usados são da primeira coleção de joias finas da marca, feitas com diamantes criados em laboratório, a ser lançada oficialmente no tapete vermelho do Oscar.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s