Giambattista Valli: “Trabalhar com moda não é glamour, é paixão”

Em palestra, o estilista falou sobre sua paixão por Roma e deu conselhos para quem está começando a se aventurar pelo mundo fashion.

ROMA — No penúltimo dia de ALTAROMA, evento organizado por Silvia Venturini Fendi para promover jovens estilistas locais, Giambattista Valli (que nasceu na capital italiana) bateu um papo sobre seu amor por Roma com o jornalista Dan Thawley, editor-chefe da A Magazine Curated By, no audiotório do Museu MAXXI (Museo Nazionale delle Arti del XXI Secolo).

“Eu estava passeando de madrugada pelas ruas da cidade com Francesca [Fendi] e ela estava me dizendo que, quando está por aqui, chega em casa, deita na cama, e fecha os olhos por ‘já ter visto beleza demais por um dia'”, contou o couturier que, atualmente, mora em Paris, onde tem seu ateliê. “Roma é realmente um choque. Há beleza por onde você olha de maneira que, quem nasce aqui, fica até meio mimado.” Para o estilista, o efeito tem dois lados: “Ao mesmo tempo em que você se sente seguro e confortável, isso pode te tornar um preguiçoso, o que não é bom.”

Giambattista Valli
Paris – Alta Costura – Inverno 2017 (Fotosite/Agência Fotosite)

Ainda sobre sua cidade-natal, ele também falou sobre a paixão que tem pelos seus contrastes. “Uma coisa é você ver uma estátua em um museu como o MET ou como o Louvre. Outra coisa é ver uma estátua do mesmo período com uma pomba ou uma gaivota sobre ela, na rua, como em Roma.”

Leia Mais: Os vestidos da Alta-Costura que parecem ter saído de um sonho

Agradecido pelo convite das “mulheres Fendi” (que organizaram a sua vinda de Paris à capital italiana) o estilista fez um apelo aos novos designers locais. “Respeitem a cidade. Acho que todos nós precisamos enxergar o valor dela que eu, por exemplo, percebo com muito mais intensidade agora que não moro mais aqui”, pedia. Vale lembrar que, recentemente, a família Fendi restaurou, com sua própria fortuna, alguns monumentos históricos da cidade exatamente neste intuito.

Giambattista Valli
Paris – Alta Costura – Inverno 2017 (Fotosite/Agência Fotosite)

Na onda de conselhos para a carreira, o designer aproveitou para dar uma bronca na geração da vez: “Trabalhar com moda é algo muito amplo, para começar. Você pode estar no marketing, pode costurar, pode escrever, pode estar em mil lugares diferentes. Isso é a primeira coisa que você tem que decidir. Depois disso, precisa descobrir qual a sua visão, apurar o olhar. Vocês têm tudo na mão. (…) No meu tempo, não tinha internet e viajar era muito difícil. Aproveitem essa oportunidade. Além disso, saiba: trabalhar com moda não tem nada a ver com viver uma vida glamourosa. Trabalhar com moda é uma paixão. Uma paixão que, muitas vezes, vai sugar a sua vida. Não perca a sua vida por algo que, de repente, não é a sua praia. Pense bem e boa sorte.”

Giambattista Valli
Paris – Alta Costura – Inverno 2017 (Fotosite//Agência Fotosite)

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s