Layana Aguilar é a brasileira que agita a moda nova-iorquina

Depois de trabalhar para Marchesa e Oscar de la Renta, ela participou do Project Runway e garantiu a sua vaga na NYFW.

Quando sua avó a ensinava algumas lições básicas de costura, Layana Aguilar – estilista mineira, radicada em Nova York – ainda não imaginava que o seu futuro estaria tão ligado àquele universo. Tudo começou, na verdade, quando ela e sua família foram morar nos Estados Unidos. Na Big Apple, Layana se matriculou no FIT (Fashion Institute of Tecnology) e foi aí que o mundo das agulhas, tesouras e tecidos passou a fazer parte de sua vida.

“No começo, eu não tinha dinheiro para pagar profissionais que fizessem as peças pilotos, então eu aprendi a confeccionar tudo isso e me especializei no assunto”, relembra. Foi sua habilidade técnica, inclusive, que fez com que se destacasse quando trabalhou na Oscar de la Renta. Logo depois de se formar, ela passou dois anos na marca. Por lá, vestidos idealizados pela designer foram parar no red carpet vestindo atrizes como Emma Watson e Penélope Cruz.

Emma Watson

(Ian Gavan/Getty Images)

Layana decidiu que era a hora de fazer o seu nome ganhar espaço no mercado e lançar uma etiqueta homônima, mas antes disso, no entanto, um amigo a aconselhou a entrar no Project Runway para ganhar visibilidade. Dito e feito!

Leia mais: Como este fotógrafo brasileiro está conquistando o street style internacional

“Na época em que trabalhava na Oscar de la Renta eu adorava mexer com tecidos delicados. Mas, no decorrer da minha evolução como designer, fui descobrindo realmente o meu DNA e comecei a ver que me identificava mais com roupas para o dia a dia. Foi assim que passei a experimentar outros tecidos high tech”, conta. Não à toa, hoje o neoprene é um dos carros-chefe de sua grife.

O seu currículo também inclui o desenho do vestido da princesa Elena. Aliás, foi o próprio Tim Gunn quem sugeriu para a equipe da Disney trabalhar com Layana. “Minha primeira reação foi pular e gritar de alegria, eu nem acreditava que aquilo estava acontecendo comigo!”

Desde 2013, a estilista faz parte do line-up da Semana de Moda de Nova York e acabou de se apresentar no evento que acaba hoje (16.2) com o aguardado desfile de Marc Jacobs. Ali, pele fake, telas esportivas, paetês, e até borboletas romantizavam seu sportswear de luxo. Coloque no seu radar!

Layana Aguilar

(Layana Aguilar/Divulgação)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Altina Alvarez

    Parabens Layana…estou torcendo pelo seu sucesso.bjs Altina

    Curtir