Livro de fotos reúne fotos inéditas de Andy Warhol e seu ‘squad’

Com apenas 17 anos na época, Stephen Shore frequentou o estúdio durante três anos e agora lança livro com fotos inéditas.

Os anos 1960 foram muito importantes para a arte graças a artistas como Andy Warhol. Naquela época, Andy criou uma espécie de ponto de encontro para artistas, que também servia como ateliê pessoal. Batizado de Factory, o galpão prateado ganhou notoriedade por abrigar vários nomes que seriam muito conhecidos tempos depois: Nico (Velvet Underground), Eddie Sedgwick, Bob Dylan, Lou Reed, Gerard Malanga e muitos outros.

Hoje, 50 anos depois, Stephen Shore resolveu compartilhar algumas de suas fotos do período, entre 1965 e 1967, quando tinha apenas 18 anos, em um livro. Ele conta que tudo começou quando recebeu uma ligação de Andy dizendo que eles estavam em um restaurante filmando um novo filme e que, se ele quisesse, poderia tirar algumas fotos. Depois disso, o jovem se tornou um insider da Factory e começou a frequentar o lugar quase todos os dias para retratar algumas cenas.

Apesar do squad de Andy Warhol ser considerado uma dos mais cools de todos os tempos, os cliques de Stephen capturaram um lado mais quieto e entediante do lugar. Nas fotos, podemos ver um Lou Reed deitado em um sofá enquanto descansa e Nico tomando café da manhã na casa do jovem fotógrafo.

Stephen falou um pouco sobre o livro, que ainda não tem data de publicação prevista, e compartilhou algumas memórias da época em entrevista à Dazed and Confused. Confira alguns highlights:

1194109

“Nunca existiu nada parecido com aquele lugar. Nós sabíamos que Andy era um artista importante, mas eu não acho que ninguém imaginou como ele seria visto 50 anos depois, na segunda metade do século 20. Eu me sinto muito sortudo por ter sido capaz de descobrir isso”, comenta em entrevista.

1194119 1194118 1194117 1194116 1194115 1194114 1194110 1194121 1194112

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s