Marcas provocam clientes com itens triviais em versão luxuosa

Objetos corriqueiros como sacolas de feira, pantufas e chinelos de pedicure viram itens de luxo nas mãos das grandes marcas.

Quanto vale uma sacola de feira? Alguns milhares de reais, se for um modelo feito de couro e assinado por um dos estilistas mais hypados da cena atual, Demna Gvasalia, para uma marca igualmente fervida, a Balenciaga. Desde que assumiu a direção criativa da etiqueta, Demna provoca seus seguidores não só com a bolsa de feira versão deluxe, mas com outros itens básicos do nosso dia a dia como sacolas de papelão ou ecobags, retrabalhados para se tornarem especiais.

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(Balenciaga/Divulgação)

Sua última proposta causou ainda mais burburinho: ao recriar em couro a bolsa de compras vendida por 99 centavos de dólar pela Ikea (e cobrar US$ 2 mil pelo item), deixou a internet em fúria. O que justifica o valor é o tamanho máxi e o material – além do fato de ser uma edição limitada da Balenciaga. Repetindo o sucesso da sacola de feira feita pela marca nas temporadas passadas, já existe fila de espera para o item, que começou a ser vendido no começo do mês.

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Desfile de Inverno 2016 da Balenciaga. (Catwalking/Getty Images)

Assim como a Balenciaga, outras grifes têm encontrado inspiração nos objetos mais corriqueiros para criar acessórios desejáveis. A Miu Miu, por exemplo, parece ter usado os chinelos de pedicure como referência para suas sandálias da coleção de verão 2017, enquanto a Dolce & Gabbana vai de pantufas para compor os sapatos da coleção de inverno, desfilada em Milão. Na mesma vibe, a Prada fez modelos felpudos de sapatos e sandálias confortáveis e quentinhas. Em todos os casos, os acessórios são retrabalhados com materiais nobres e em cores vibrantes, deixando tudo mais pop e cool neste inverno.

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