O aumento de vendas da Barbie tem tudo a ver com diversidade

No último ano, a boneca teve um pico de vendas, resultado de versões com maior variedade de corpos, raças e tipos de cabelo.

A boneca Barbie é um marco na história dos brinquedos – e da moda. É um fato, porém, que ela vinha perdendo relevância de uns anos para cá, principalmente por causa dos crescentes questionamentos sobre padrões de beleza: a boneca branca, magérrima e loira estava longe de representar a maior parte da população.

Leia mais: Diversidade na moda: onde estamos e para onde vamos?

No entanto, a Barbie parece estar voltando a ser uma parte importante dessa história. A própria Mattel contou ao Huffington Post norte-americano que parte da sua nova onda de popularidade se deu após o lançamento de uma linha muito diversa, que mostra peles e tipos de corpos femininos variados.

Em 2016, a boneca mais vendida da linha Barbie Fashionista foi a “Latina” – de cabelos e olhos castanhos e um corpo mais curvilíneo. Esse aumento de vendas é uma vitória dupla, não só porque colocou a marca novamente no mapa, como mostrou que a diversidade é essencial para o público atual.

barbie fashionista latina

(Mattel//Divulgação)

Leia mais: A top Ashley Graham ganhou sua própria Barbie!

“A marca estava perdendo relevância. Nós sabíamos que precisávamos mudar a conversa”, disse Lisa McKnight, vice-presidente da Mattel. Essa mudança de temática funcionou: no último ano, as vendas da Barbie aumentaram 7%, colocando um fim em quatro anos seguidos de quedas.

A ideia, claro, é seguir em frente: em 2017, a empresa pretende adicionar mais opções à linha Fashionista, incluindo uma boneca negra alta de cabelo afro, uma baixa e ruiva com uma camiseta ‘girl power’ e uma terceira de minissaia e cabelo azul. No total, a coleção contará com dez tons de pele diferentes, quatro tipos de corpos e quinze tipos de cabelo. É a representatividade falando cada vez mais alto em um ambiente que limitava tudo aquilo que chamávamos de ‘beleza’.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s