O conceito por trás das fotos da gravidez de Beyoncé

Queen B. contratou um fotógrafo da Etiópia para ajudá-la a elaborar um conceito histórico para o ensaio.

Quando estava grávida de Blue Ivy, Beyoncé deu a notícia ao mundo depois de uma performance de Love On Top no VMA, em que termina jogando o microfone no chão, desabotoando o colete e acariciando a barriga. Dessa vez, a cantora anunciou que espera gêmeos por meio de um photoshoot em que mostra sua barriga.

b-venus_new-01_final_08-1

(beyonce.com/Reprodução)

Quando o assunto é Beyoncé há sempre muito do que se falar. Em sua primeira gravidez, muitos pensaram que a Mrs. Carter estava fingindo e usando espumas na barriga. A escolha de de deixar a parte do corpo à mostra nesse ensaio pode ser um indício de que ela não desejava nenhum tipo de boato dessa vez. Outra polêmica que circulou na internet desde o anúncio, foi a respeito da qualidade do ensaio, com centenas de críticas à estética das fotos.

screen-shot-2017-02-02-at-114605

O que não foi revelado é que toda a proposta das fotos segue um conceito consistente. Como todos sabem, Bey vem inserindo assuntos políticos em sua arte, como o seu álbum visual Lemonade, que fala desde feminismo até os direitos dos negros. É também de conhecimento de todos que ela é extremamente cuidadosa quando se trata da sua imagem, colocando na mídia tudo o que quer de forma bastante planejada, inclusive preferindo adotar uma postura low-profile na maioria das vezes. Com o ensaio da gravidez, não poderia ser diferente.

b-venus_new-02_final_01

(beyonce.com/)

Ao que tudo indica, o escolhido para clicá-la foi Awol Erikzu, um fotógrafo da Etiópia que se tornou um queridinho da cena artística de Nova York com seu trabalho. Suas fotos tratam de examinar a cultura negra americana, conectando-se inclusive com membros de coletivos de hip-hop norte-americanos. Beyoncé procurou o jovem artista para uma sessão de fotos que tivesse algum cunho histórico e os dois, juntos, chegaram à ideia de colocá-la como uma mãe Flamenga (da região da Holanda) do século 15. Erikzu concentra sua carreira em representar pessoas negras e ficou conhecido, justamente, por recriar clássicos da pintura com imagens de negros. O uso do enquadramento de três quartos com a a expressão calma da cantora, faz com que ela pareça mais maternal e menos autoritária.

Beyoncé surpreende a todos mais uma vez mostrando que cada parte de seu trabalho é muito elaborada e, normalmente, possui ricos significados, que podem não ser captados em um primeiro olhar. O resultado disso foi uma menção no Guiness Book ao quebrar o recorde de foto mais curtida em 12 horas, colecionando o total de 1.4 milhões de likes na rede social.

Relembre a apresentação em que a cantora anunciou que estava grávida de Blue Ivy.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s