O fim da “era do pavão” do street style está chegando?

Durante a Semana de Moda de Nova York, os looks das convidadas aos desfiles estavam muito menos chamativos do que em outras temporadas. ELLE investiga as causas desse fenômeno.

Em 2013, Suzy Menkes causou um rebuliço no mundo da moda ao escrever o texto “The Circus of Fashion” para o The New York Times, publicação em que trabalhava na época. Ali, a respeitada crítica de moda explicava como a configuração das semanas de moda tinha mudado drasticamente com a ascensão do street style.

Leia MaisOs looks e sapatos mais populares do Pinterest são surpreendentemente confortáveis

O que tinha começado com um blog despretensioso de Scott Schuman, o The Sartorialist, ganhava ali a sua proporção máxima. “Atualmente, as pessoas do lado de fora das salas de desfiles se parecem mais com pavões do que com qualquer outra coisa. (…) Precisamos dar um tempo”, escrevia. Se depender do que vimos no verão 2017 da NYFW que acabou na quinta-feira (15.9), parece que o desejo de Suzy foi realizado.

Agência Fotosite

Agência Fotosite

Leia Mais: Crocs na moda? É o que um dos maiores estilistas britânicos está sugerindo!

“Houve uma guinada no comportamento do consumidor em geral e isso se reflete também na moda. Como estamos o tempo todo conectados, o novo não é novo por muito tempo e, constantemente, nos sentimos saturados de informação. Por isso, é natural que surjam movimentos para buscar justamente o oposto”, justifica Beatriz Modolin, expert em pesquisa de tendências do WGSN.

Por isso, moletons, slip dresses, tênis e tantas outras peças que antes eram reservadas apenas aos momentos mais reclusos das fashionistas, agora ganham as ruas em épocas de flashes por todos os lados, com muito destaque para a febre dos tênis no lugar dos saltos altos. Segundo o WGSN, a alta dos anos 1990 na moda tem muito a ver com essa mudança de postura das estrelas da moda de rua. “No entanto, é importante lembrar que o estilo dos 1990 surgiu como um movimento contrário ao exagero da década anterior. Talvez, o street style esteja passando agora por esse momento também”.

Agência Fotosite

Agência Fotosite

Leia Mais: Por que estamos obcecados pelos anos 1990?

Se você é fã do jeito espalhafatoso com que it-girls como Miroslava Duma, Anna Dello Russo e Leandra Medine se vestem, não se preocupe! Não há motivo para desespero. Beatriz garante que uma onda 80’s está despontando por aí e que acredita que “cada vez mais vai existir espaço para todos os estilos e tudo isso vai conviver em harmonia”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s