O mais importante e-commerce de moda não vai mais vender pele

A decisão pode influenciar outros setores da indústria a fazer o mesmo.

A influência dos consumidores nas decisões das marcas ficou muito mais evidente depois das redes sociais. Os comentários, positivos ou negativos, fizeram com que muitas delas ficassem mais cuidadosas com seus conteúdos e acabassem despertando para questões que, muitas vezes, eram lidas como naturais.

A decisão do Net-a-Porter, o mais importante e-commerce de moda do mundo, de parar de vender peças que tenham sido produzidas com pele, exemplifica isso. “Nós temos um forte senso de responsabilidade e reconhecemos a importância de fazer uma contribuição positiva à sociedade. Com uma série de iniciativas, parcerias e inovações, nosso objetivo é agir como um catalisador de mudanças dentro da indústria“, declarou Matteo James Moroni, responsável pelo setor de sustentabilidade do grupo Yoox, do qual o Net-A-Porter faz parte.

Leia mais: Como ter um 2017 mais sustentável sem largar a moda

Considerando que o site reúne centenas de grandes marcas, que tradicionalmente são envolvidas com o mercado de pele, esse pode ser um passo importante rumo a uma moda “fur-free”. A ação foi feita em conjunto com o programa Fur Free, da Fur Free Alliance, que tem o intuito de proteger os direitos dos animais. 

O maior engajamento dos jovens com movimentos que lutam por uma moda mais justa, como o Fashion Revolution, está impactando diversos setores, fazendo com que marcas de fast fashion comprovadamente tenham sido preteridas por 14% dos consumidores americanos, que preferiram marcas preocupadas com a cadeia produtiva. A pele, que por muito tempo foi considerada um exemplo do luxo, foi perdendo popularidade conforme as pessoas ficaram mais informadas. A Armani é um exemplo de marca tradicional que recentemente interrompeu o uso em suas coleções e assinou a iniciativa anti-pele, assim como a Topshop e Stella McCartney, uma das estilistas mais envolvidas com o tema.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s