Quem são as it-girls da Coreia do Sul

Paraíso da beleza, a Coreia do Sul vive seu momento mais fashionista e ganha o status de referência e inspiração para o resto do mundo.

Quem pensa que a Coreia do Sul é só de BB creams, CC creams e cosméticos milagrosos se engana. Seul é mesmo a capital mundial da cirurgia plástica e é de enlouquecer a oferta de produtos em cada esquina que prometem salvar a sua pele e rejuvenescer 20 anos em uma noite. Mas, além de suas infinitas opções de beleza, o país passa por um momento de ascensão fashion que vem influenciando também o universo da moda internacional.

Seul é uma metrópole tecnológica, com a internet mais rápida do mundo, prédios gigantescos e pessoas conectadas 24 horas por dia, olhando fixamente para seus celulares. É o cenário ideal para jovens que amam comprar e andam em grupos por Hongdae, Apgujeong e Sinsa-dong, bairros trendy, cheios de lojas e cafés. Os looks são perfeitos para uma chuva de likes no Instagram – ou views no Snapchat – e a quantidade de sacolas que eles carregam é de invejar. A verdade é que é díficil andar pela cidade sem ter uma sacola nas mãos: para ter vontade de comprar algo na Coreia do Sul, basta pisar nela.

Parte desses jovens está ali só para isso e vem de outros lugares da Ásia, especialmente da China. Só em 2016, o país recebeu 8 milhões de visitantes chineses. Desde abril desse ano, estrangeiros que decidirem fazer um procedimento estético na Coreia do Sul ganham regalias de tax free nas compras durante a estadia e a recuperação pós-cirúrgica. Uma cena comum no aeroporto são grupos cheios de sacolas e com o rosto ainda enfaixado.

Mas não são apenas as compras e cirurgias plásticas que atraem tanta gente. A cultura pop sul-coreana é uma poderosa máquina de fazer ídolos, que influenciam milhões de fãs pelo mundo. Imagine um país com seus próprios Justin Bieber e atores tão famosos como estrelas de Hollywood. Provavelmente perto do K-Pop e do K-Drama, como são chamados o estilo de música e as novelas locais, até as Kardashians ficariam meio ofuscadas.

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Com toda essa atenção, as marcas internacionais têm se aproximado muito da Coreia do Sul e de seus ídolos. Você pode nunca ter ouvido falar de G-Dragon, mas o integrante da banda Big Bang, que tem mais de 11 milhões de seguidores no Instagram, sempre está na fila A da Chanel, assim como seu colega Taeyang, a atriz Park Shin Hye e a cantora Im Yoon-ah. Os astros sul-coreanos amam a marca francesa, e é recíproco. Além de já ter realizado um desfile da maison em Seul, Karl Lagerfeld faz questão de sempre ter suas K-stars preferidas na fila A.

Graças à internet, outras celebridades e influenciadores começam a ganhar reconhecimento e muitas marcas fazem de tudo para acompanhar. Atriz de novelas e filmes, Doona Bae virou um fenômeno mundial com a série do Netflix Sense8 e no começo deste ano foi escolhida por Nicolas Ghesquière para ser embaixadora da Louis Vuitton. Ela estrelou a campanha de primavera 2016 e esteve no Brasil em maio no desfile resort da marca no Rio de Janeiro.

Na última semana de moda de Nova York, em setembro, Alexander Wang chamou a rapper CL para se apresentar em sua after-party e a incluiu em sua nova campanha. Em julho, a Gucci lançou o projeto #24HourAce e convidou a skatista Hyo Joo Ko para criar um vídeo com o Ace Sneaker. A modelo Soo Joo Park, queridinha de Karl Lagerfeld e Carine Roitfeld, também se destaca como o rosto da L’Oréal Paris e da Redken. E a it-girl Irene Kim foi anunciada embaixadora da Estée Lauder recentemente.

FASHION POWER

A Coreia pode não ter a fama do Japão no design de moda, mas a influência de suas celebs faz as marcas locais crescerem na região para depois atingir o resto do globo. A Gentle Monster é o maior exemplo desse movimento. A marca de eyewear virou uma gigante na Ásia, criada no hábitat mais digital possível. Seu fundador e diretor criativo, Hankook Kim, apostou em uma experiência de arte que precisa de lojas físicas para ser entendida. Não existem óculos na vitrine da grife, suas boutiques contam com instalações de artistas, algumas até com salas de cinema para exibir os filmes artsy da campanha do momento. O resultado são lojas lotadas, turistas enlouquecidos e selfies por todos os lados. Em fevereiro, a Gentle Monster abriu sua primeira loja fora da Ásia, no Soho, em Nova York, e já existem colaborações com marcas como Hood by Air e Opening Ceremony. No guarda-roupa das celebs K-Pop, Kye é a marca da vez. Fundada pela estilista Kathleen Kye, conquistou fãs como Rihanna, Kylie Jenner e Rita Ora, além de assinar uma linha para a Shu Uemura.

Com uma pegada mais cult, Sunyuul Yie, da Yuul Yie, cria bolsas e sapatos em um showroom descolado, longe do circuito da moda, em um bairro de fábricas de calçados e lojas de couro em Seul. Sua grife frequenta os pés das it-girls e K-Stars sul-coreanas e fez uma collab com Rejina Pyo este ano.

Influenciada por Madonna, Kylie Minogue e Cindy Lauper, Jei Kim criou a Fleamadonna, uma marca quase incomum para o estilo das sul-coreanas por ter um pezinho no básico casual. Mas suas criações são zero comportadas e podem ser encontradas em multimarcas e até na Urban Outfitters. Claro que a vibe diferentona conquistou as estrelas pop sul-coreanas e o resultado você já sabe: outra fórmula de sucesso! Algo que o país está se tornando expert em exportar.

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