Quer ter sucesso na moda? Conheça a trajetória de Linda Fargo

Vitrinista que hoje estampa os impressionantes cenários das próprias criações, Linda conta o segredos para ter uma carreira fashion de sucesso.

Poucos setores da indústria oferecem oportunidades tão diversas quanto a moda. Não é surpresa, então, que a profissão de vitrinista — aquele que cria os looks dos manequins e é responsável pela decoração das vitrines — possa ser alçada à arte. É o caso da trajetória de Linda Fargo, considerada os “olhos da Bergdorf Goodman”, por materializar a voz da marca em produções inacreditáveis na loja de departamentos em Nova York.

“Achar seu caminho na carreira é como um namoro: você tem que aprender muito sobre o que funciona ou não funciona para você”

Hoje vice-presidente sênior de representação das lojas, Linda se graduou em artes na Universidade de Wisconsin-Madison, e seu primeiro trabalho foi como vitrinista da Macy’s, em Nova York, cargo que manteve até virar diretora visual da marca. Ela conta sobre sua trajetória ao Business of Fashion, site referência no assunto que mantém a coluna How I Broke Into Fashion, sobre como as pessoas que têm carreiras interessantes e inesperadas na indústria fashion alcançaram o posto que ocupam hoje.

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A história de Linda com a Bergdorf Goodman começou em 1996 ao ser contratada como diretora visual da loja feminina. Quando começou, ela nem imaginava que celebraria seus 20 anos de trabalho com sua foto estampada na vitrine, além de ter se tornado buyer de sua própria seção da loja, a “Linda’s at Bergdorf Goodman.

Ela conta ao site sobre o começo de sua carreira: “como muitas pessoas jovens que acabaram de sair da faculdade, eu estava tentando entender como transformar meu interesse em uma carreira. Uma parte de mim sabia que eu tinha que ir para Nova York, mas eu tinha que entender como aplicar essa atitude artística de uma forma que eu pudesse ser paga todos os dias sem ser uma artista.” Ela não queria fazer parte do sistema de galerias e viu em seu primeiro emprego, na Macy’s da big apple, uma oportunidade para investir seus impulsos criativos.

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Achar seu caminho na carreira é como um namoro: você tem que aprender muito sobre o que funciona ou não funciona para você

 

De acordo com Linda, “uma carreira não tem um momento especial, mas sim vários pequenos momentos-chave.” Ela acumulou conhecimento fashion durante seu trabalho na vitrine, criando um equilíbrio perfeito entre criatividade e praticidade. Depois de um período de trabalho com a GAP, ela voltou para Nova York focada em colaborar com a Bergdorf Goodman porque gostava do lado fashion teatral e dramático, que às vezes não tem espaço fora do mercado de luxo. “Achar seu caminho na carreira é como um namoro: você tem que aprender muito sobre o que funciona ou não funciona para você”

Uma das grandes lições de sua carreira é a proatividade: “dê passos a mais e faça mais do que você é pedido para fazer. Dizer ‘isso não é parte do meu trabalho’ não irá projetar sua carreira.”

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Ela entrega seu segredo de uma longa carreira repleta de sucesso: “é preciso ter um sentimento de felicidade não expressado. O trabalho tem que ser divertido. Você precisa ter muitos momentos em que você está rindo, aproveitando os desafios e aproveitando as pessoas com quem você trabalha. Existe muito tédio e você tem que ter profissionalismo. Não preciso nem dizer que você tem que respeitar a hierarquia, ter paciência nas reuniões, assim como respeito pelo planejamento a curto e longo prazo.”

Para finalizar, Linda cita motivos para acalmar a ansiedade de muitas pessoas que tentam trabalhar com moda: “Algo que é muito importante para pessoas jovens que gostam de moda é que existem milhares de profissões no mundo da moda. Você não precisa ser um designer. Existem muitas outras possibilidades. Para ter sucesso, impressione a si mesmo e as chances de você impressionar os outros são altas.”

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