Radar ELLE: conheça Justin Teodoro, uma descoberta no Instagram para quem curte ilustração de moda

Nascido em Vancouver e hoje morando em NY, o designer encanta pelos desenhos e sacadas bem-humoradas. Na entrevista a seguir, ele conta como descobriu sua vocação pelo traçado fashion.

Como eu me vestiria se fosse uma garota? A partir dessa pergunta, o ilustrador canadense Justin Teodoro cria desenhos de moda encantadores que publica em sua conta no Instagram. Essa garota, diz ele, se fosse real, só usaria Dries Van Noten, Lanvin, Prada e Céline – e são essas as marcas inspiradoras de suas ilustrações. O resultado é delicado, e já foi parar até nas vitrines da Colette, em Paris, quando Justin fez uma parceria com a Martone Cycling e o trabalho foi exposto na multimarcas. Ele também já apareceu em reportagens de publicações prestigiadas de moda, como o WWD e a Grazia. Aqui, entrevistamos o designer de 33 anos, que estudou na Parsons, em Nova York, porque queria ser estilista e hoje une moda e arte de um jeito supercool.

Como começou seu interesse pela moda?
Minha história é aquela clássica, de um garoto com uma mãe fabulosa, que gostava muito de moda, e que introduziu isso no filho por meio das roupas que comprava e usava. Devo dizer que minha primeira “educação real” na moda foi lendo todas as revistas que minha mãe assinava. Eu passava horas apenas olhando para todas aquelas fotos de supermodelos em roupas incríveis e ficava impressionado. Para uma criança tímida como eu, foi como abrir os olhos para essa nova ideia de glamour e imaginação. Eu só queria absorver tudo aquilo. E daí, virou uma bola de neve, eu comecei a ler, assistir e aprender tudo o que eu poderia sobre moda.

Você é mais apaixonado por moda ou ilustrações?
Eu realmente não poderia ter um sem o outro. Ilustração é como eu vejo o mundo e me expresso. Moda é minha obsessão e sempre será um tema recorrente no meu trabalho. Eu tenho muita sorte: minhas paixões realmente se complementam.

Quando você estava na Parsons, você pensou em virar um estilista?
Na verdade, eu estudei na Parsons porque queria mesmo ser estilista, e trabalhei os últimos oito anos como um designer de roupas femininas em NY. Aos poucos, meu trabalho começou a ser tomado pelo amor por moda e arte. Então, comecei a desenhar mais para mim mesmo e, com o Instagram e o site, pude expor para uma audiência nova e maior. Quando meu projetos ficaram mais focados em ilustrações, fui totalmente nessa direção. A indústria da moda é mais criativa agora – não é necessário de limitar a ser apenas estilista. As possibilidades são infinitas.

Você poderia contar mais sobre a sua série “”How I’’d Dress If I Were a Girl””?
Essa é minha filosofia pessoal de desenho. Quando começo uma ilustração, imagino a mim mesmo como uma garota e me certifico que usaria aquilo que estou criando. As histórias que ilustro são sempre baseadas nas coisas estilosas que gosto e desejo. Foi assim que “”How I’’d Dress If I Were a Girl”” nasceu. Se eu fosse essa garota perfeita que está na minha cabeça, seria assim que eu vestiria. É meu sonho ilustrado do mundo da moda e beleza.

Quais são suas marcas preferidas?
Lanvin, Dries Van Noten, Alaïa, Comme des Garçons, Prada e Céline sempre me fizeram sonhar. Mas as marcas que uso mesmo são APC, Adidas, Topman, JCrew, Our Legacy e Vetra.

Se você tivesse que escolher apenas uma marca para usar o resto da vida, qual seria?
Dries Van Noten.

Quais são seus planos futuros?
Estou sempre tentando crescer, não apenas como artista, mas também como um empreendedor. Tenho estampado minhas ilustrações em camisetas, bolsas e acessórios, e as respostas têm sido bastante animadoras. Tentar criar uma marca é algo intenso, e eu me sinto privilegiado todo dia por poder desenhar, criar e me divertir e ter isso como meu trabalho.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s