Sustentabilidade é prioridade de Fábio Souza e Alexandre Herchcovitch na À La Garçonne

A etiqueta comandada pelo casal acabou de desfilar no SPFWN42 e nós já conversamos com os dois sobre a coleção que chega às lojas já!

Quem vê as roupas da À La Garçonne na passarela às vezes não imagina o trabalho por trás de cada uma das criações. Em sua segunda coleção no SPFW – o brechó e antiquário comandado por Fábio Souza existe desde 2009, mas foi na temporada passada que Alexandre Herchcovitch passou a assinar uma coleção de peças inéditas sob o mesmo nome – a linha veio inspirada em extremos e o resultado foi certeiro, com uma exibição cheio de peças-hit.

Agência Fotosite

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“Nossa ideia era explorar o período vitoriano, mas queríamos colocar algo para contrastar e aí acabamos trazendo o motocross, o basquete e outros esportes que têm uniformes coloridos (foto abaixo)”, comenta Fábio. “Queríamos também retratar nossa história, que é aproveitar tudo aquilo que temos em estoque e dar um novo significado a ótimas peças antigas”, complementa Alexandre.

Nossa ideia era explorar o período vitoriano, mas queríamos colocar algo para contrastar e aí acabamos trazendo o motocross, o basquete e outros esportes que têm uniformes coloridos

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O trabalho da dupla chama atenção por transformar itens de outras décadas em artigos cool e dar nova cara a peças garimpadas pelo mundo – alguns dos moletons desfilados, por exemplo, receberam aplicações de rendas retiradas de vestidos do final do século XIX (foto abaixo). As jaquetas de couro vintage pintadas à mão, febre na temporada passada, agora ganham desenhos de cobras, além das cordas e motivos náuticos do último desfile.

Veja aqui o desfile na íntegra e confira a crítica de Vivian Whiteman

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As peças 100% novas também seguem em sintonia com a ideia de sustentabilidade e reuso que a marca prega. Os tecidos ecofriendly têm assinatura da EcoSimple, empresa especializada em materiais de fios reciclados. Os acessórios entram na onda: Alexandre invadiu o acervo de Hector Albertazzi (foto abaixo) e criou novas peças a partir de modelos de coleções antigas. A lista de parcerias segue extensa: Hering, Colombo e Converse estão entre outras etiquetas conhecidas do público que fizeram colaborações com a À La Garçonne nesta estação.

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A trilha sonora foi um dos assuntos mais falados pós-apresentação: Lady Gaga, Beyoncé, Rihanna e J. Lo, entre outras cantoras, soltaram o gogó em versão a capella. “A verdade é que essas divas pop não fazem parte nem do meu repertório, nem do Fábio”, explica Alexandre. “Mas ele deu a ideia e seguimos em frente, pois pode não ser exatamente parte do nosso universo, mas compõe o universo da marca.”

A boa notícia é que as peças começam a ser vendidas em esquema “see now, buy now” a partir de amanhã, nas lojas À La Garçonne e em pontos selecionados. 

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