Zara e H&M são afetadas pela preocupação com sustentabilidade

Cada vez mais os jovens estão questionando a sua forma de consumo.

O fast-fashion se consolidou pelo mundo inteiro como uma alternativa barata para conseguir roupas com as tendências do momento – mesmo que elas fossem descartáveis. Marcas como H&M, Forever 21 e Zara se tornaram referência, com pontos de venda pelo mundo inteiro.

Porém, estas empresas estiveram já mais de uma vez envolvidas em polêmicas sobre trabalho escravo e com um grande impacto de lixo criado no planeta. E cada vez mais a tendência da sustentabilidade busca exatamente o oposto disto.

De acordo com a agência Bloomberg, já são mais de 14% dos consumidores dos Estados Unidos que procuram roupas fabricadas de uma forma ética este ano, diferente dos 12% de 2015, como evidenciado em uma pesquisa da Euromonitor International. E esta procura vem principalmente de jovens, do que de qualquer outra faixa etária.

Leia mais:”É possível fazer uma grande virada na moda”, diz André Carvalhal

Os dados mostram que os principais públicos alvo da fast-fashion já estão saturados com esse sistema de rapidez no mundo da moda – uma tendência que inclusive diverge da forma de produção see now, buy now. Isso ainda não significa que estas marcas vão desaparecer, mas elas estão perdendo a força pela primeira vez em anos. Alternativas como reciclagem e roupas de segunda mão parecem bem mais atrativas a estes novos consumidores.

Em uma tentativa de agradar este nicho do seu público, a H&M já tem sua coleção ‘consciente’, desde 2013. E inclusive incentiva os seus clientes a doarem roupas para a criação de tecidos reciclados. A Zara também tem mostrado esforços, lançando a sua primeira linha sustentável em setembro desde ano. Mas será que isso é o suficiente?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s