Designers customizam chinelos Havaianas em prol das mulheres

A parceria tem como objetivo arrecadar fundos para a organização Women for Women Internacional.

Estilistas de Londres, modelos e famosos se uniram para apoiar a organização sem fins lucrativos Women for Women International que ajuda mais de 462.000 mulheres marginalizadas em países afetados por guerras e conflitos. Nomes como Nicholas Kirkwood, Charlotte Olympia, Manolo Blahnik, Mary Katrantzou e Simone Rocha, as modelos Arizona Muse, Naomi Campbell e o designer Stephen Jones fizeram parceria com a Havaianas e customizaram os chinelos da marca para caridade. As peças produzidas serão exibidas na Somerset House e depois leiloadas.

Os designers receberam carta branca para conceber suas criações e produziram interpretações pessoais dos flip flops. Simone Rocha deu sua assinatura acrescentando pérolas em um modelo preto, por exemplo. Já Stephen Jones usou Swarovski em seu par. Charlotte Dellal, por sua vez, investiu em uma plataforma dourada e aplicou pequenas aranhas douradas nas tiras laterais. Naomi Campbell personalizou chinelos pretos e acrescentou saltos no sapato, a modelo postou o resultado do seu projeto em sua conta no Instagram.

Não tinha nenhuma especificação e isso foi divertido. Eu quis adicionar elementos pessoais” disse Dellal ao portal WWD. “Eu amei as versões de todo mundo! Você pode olhar tudo junto e, mesmo assim, é possível saber quem desenhou cada coisa sem olhar o nome. Além disso, eu definitivamente usaria o par da Simone, eu amo tudo que ela faz.” Outros destaques incluem a interpretação de Blahnik – aplicações de rosas vermelhas e a palavra “sisters” (irmãs) na sola para capturar o espírito de empoderamento feminino pelo qual a Women for Women é conhecida.

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O projeto foi encabeçado pela empresária Maria Kastani, embaixadora da Havaianas que trabalha produzindo eventos anuais para chamar atenção da marca. “Eu queria convidar meus amigos e criadores para participar e criar obras de arte. Nós entregamos Havaianas e demos liberdade total para eles inventarem, a ideia era que eles fossem criativos, sem nenhum limite inventivo,” disse Kastani que representa etiquetas promissoras como Alice Archer e Mehry Mu. “Eu preciso admitir que muitos deles me surpreenderam. Arizona expôs sua família lindamente, Manolo se inspirou na rosa da Sicília e nas cores e cheiros da ilha, a Dsquared2 falou sobre festa e diversão… Foi um jeito lindo de celebrar em trabalhos consistentes que as pessoas vão querer comprar.”

Brita Fernandez Schmidt, diretora executiva da instituição de caridade, disse que os itens assinados pelos designers estavam alinhadas com a mensagem que a ONG quer transmitir. “Nós ajudamos mulheres em áreas de conflitos que passam por situações traumáticas, mas se não formos positivos, não seremos capazes de mudar coisa alguma. Os estilistas entenderam o conceito e trouxeram um espírito positivo e de irmandade. Foram criações tão diferentes, o que é ótimo, porque nosso objetivo não é colocar mulheres em caixas, mas sim mostrar que elas podem ser o que quiserem”, comentou. Ela terminou dizendo que o dinheiro arrecadado com a exposição e o leilão vai permitir que mais mulheres se juntem aos programas de apoio e também vai estimular as pessoas a se tornarem humanitárias. 

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