Kat Von D: “eu estava de saco cheio de maquiagens iguais”

Ela conta como começou a criar os produtos ousados que hoje são um sucesso no mercado.

Kat Von D é conhecida por criar produtos de maquiagem diferentes em um mercado de beleza que fica cada vez mais saturado — só em 2016 e no Reino Unido, por exemplo, as vendas do segmento atingiram o maior valor da história: 4 bilhões de libras esterlinas.

Foi em 2008 que tudo começou, quando a tattoo artist e escritora lançou uma linha exclusivamente com a Sephora. A marca foi inundada de pedidos para comercializar produtos mais ousados, que permitiriam reproduzir o estilo de Kat em casa.

“Empresas assim prestam atenção no que as pessoas estão pedindo. Eu acho que eu choquei, surpreendi ou assustei o mercado. Me perguntaram o que eu faria se eu pudesse fazer um produto, e então viram uma oportunidade de criar algo que não tinha sido feito até então”, conta ela ao WWD sobre o início da parceria que dura até hoje e que é um sucesso de vendas.

Apesar do hype, no entanto, ela não desenvolve nenhum produto baseado em tendências e descreve seu processo criativo: “eu andava pela Sephora e fica de saco cheio das maquiagens iguais. Então pensei: ‘que tal fazer coisas que importam ao invés de apenas produtos que preenchem prateleiras? Que incrível seria criar qualquer coisa e tudo que voce quisesse porque não importaria se as pessoas comprassem!'”

Algumas de suas ideias ousadas — como uma paleta de tons neon —, inicialmente receberem reações inusitadas dos executivos da empresa, mas esgotaram nas lojas.

Ela deixa claro que não quer ser a marca número um de beleza: “se eu quisesse entrar no mercado e vender minha alma pelo dinheiro, eu faria produtos licenciados”. Ela adiciona que uma parte expressiva de seu sucesso acontece por ser uma grande fã de maquiagem, e não uma makeup artist. Para ela, maquiagem nunca foi sobre beleza ou rebeldia, mas sim uma forma de expressar como se sente.

Mesmo depois de uma década no mercado, Kat ainda se envolve com diversas áreas do desenvolvimento de produtos — como o design de embalagens, os testes e a direção de arte.

Um dos passos mais expressivos da marca foi ter transformado todos os produtos em veganos — transformando-se em uma das marcas preferidas de ativistas dos direitos animais ao redor do mundo. Kat Von D continua, então, a trilhar um caminho diferente das gigantes da beleza que mantém uma visão mais tradicional do ofício.

 

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