Kendall e Kylie são novamente acusadas de apropriação cultural

Camisetas com imagens das irmãs sobrepostas a ícones musicais são criticadas na internet.

Não é a primeira vez que as Kardashians e Jenners são criticadas por se apropriarem e venderem itens relacionados à cultura negra. No mês passado, por exemplo, Kylie foi acusada de criar tops e calças idênticos aos de uma marca independente dos Estados Unidos.

Como aponta Lindsay People do The Cut, isso permite que elas “se engajem em um tipo de mímica da pessoas negras, sem realmente terem que lidar com nenhum tipo de problemática que os negros americanos enfrentam.”

Apesar das polêmicas recentes, Kendall e Kylie lançaram camisas “vintage” inserindo imagens suas sobre rostos e corpos de lendas musicais, como Biggie e Tupac — em uma das imagens, Kylie aparece usando tranças, símbolo da cultura negra. Antes de serem tiradas do ar, cada camiseta estava sendo vendida por U$ 125.

Comentários na internet criticaram a ação das irmãs, e até mesmo a mãe de Biggie, Voletta Wallace, se pronunciou sobre o assunto, postando no Instagram uma imagem na qual diz: “esse produto não tem relação com Notorious B.I.G”. Na legenda, ela descreve: “eu não sei quem disse para @Kyliejenner e @kendalljenner que elas tinham o direito de fazer isso. (…) Eu não sei por que elas sentem que podem explorar a morte de 2Pac e de meu filho Christopher para vender uma camiseta.”

Depois do acontecido, Kylie postou um pedido de desculpas no Twitter: “Os designs não foram bem pensados e nós pedimos profundas desculpas para todos que se sentiram chateados ou ofendidos, especialmente para as famílias dos artistas. Somos grandes fãs de suas músicas e não era nossa intenção desrespeitar esses ícones culturais de forma alguma. As t-shirts foram retiradas das lojas revendedoras e todas as imagens removidas. Nós vamos levar essa oportunidade para aprender com esses erros e, novamente, pedimos muitas desculpas.”

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s