A dieta ideal para quem adora sal na comida

Conheça a dieta perfeita para quem usa e abusa do sal!

A recomendação da OMS é que o consumo diário de sódio seja limitado a 2g
Foto: Dreamstime

Antes mesmo de provar a comida, elas já estão com o saleiro na mão. Essas mulheres adoram alimentos embutidos, como salsicha, presunto e salame. Regam o prato com ketchup e mostarda. Usam e abusam de temperos prontos, pacotinhos de sopas e macarrão instantâneos e exageram no queijo ralado. “Costumam ter o abdômen distendido, ficam inchadas e têm uns quilos a mais”, afirma a nutróloga Luciana Carneiro, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, a Abeso.

Mudança de hábito

Consumido em excesso, o sódio agrava o estado de saúde dos hipertensos, que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, correspondem a 30% da população do país. Isso pode causar complicações, como os derrames, além de ter uma ação devastadora no coração, provocando até mesmo a falência cardíaca.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que o consumo diário de sódio seja limitado a 2 g, o equivalente a 5 g de sal de cozinha ou uma colher de chá do tempero. Os brasileiros chegam a 12 g de sal por dia! “O grande problema está no sal que é adicionado no prato pronto, pois ele representa 76% do total da ingestão desse tempero”, conta Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em Nutrição, em São Paulo.

Escolhas espertas

A redução deve ser gradual, para acostumar o paladar. Comece retirando o saleiro da mesa e reduza a quantidade do ingrediente, assim como a dos temperos prontos, durante o preparo das receitas. “Evite a ingestão de alimentos semiprontos ou congelados, ricos nessa substância”, diz Luciana.

“Para deixar a comida mais interessante, lance mão de outros tipos de tempero”, recomenda Airton Golbert, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. “Experimente usar o alho, a casca da laranja e a do limão”, sugere Cynthia. Alecrim, orégano, manjericão, cebolinha, hortelã e cebola fresca ou desidratada são outras boas – e gostosas – opções.

Se você não resistir

Troque o sal convencional pelo light, que tem menos sódio em sua composição. “Misturá-lo a outros temperos também é uma boa ideia para reduzir a quantidade e ir acostumando o paladar”, recomenda Patricia. “E não se esqueça de beber muita água”, acrescenta Luciana.

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