Além do make: o batom vermelho pode ser empoderador

Vanessa Rozan, Fabiana Gomes, Maria Eugênia Suconic, Bia Perotti e Rita Comparato falam sobre sua relação com o item.

Uma das certezas absolutas que temos ao falar de maquiagem é que o batom vermelho nunca sai de moda. Versátil, agrada mulheres dos estilos mais distintos: do rocker ao glam, ele funciona como um curinga no nécessaire. Mas não é só isso, o batom vermelho, muitas vezes, também pode simbolizar resistência, já que em relacionamentos abusivos, a censura a roupas, acessórios e maquiagem é muito comum. O sucesso do vídeo de Jout Jout “Não Tira O Batom Vermelho” é um bom exemplo disso. Convidamos algumas fashionistas para comentar suas relações com ele e dar dicas de estilo:

Leia também: 10 vezes em que Jout Jout foi maravilhosa

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

Fabiana Gomes é a maquiadora sênior da MAC e uma das profissionais brasileiras da área mais importantes internacionalmente:

“Batom vermelho é mais do que maquiagem para mim, uso como acessório mesmo. Como minha vida é altamente dinâmica e agitada, não tenho tempo para maquiagens que exijam muitos passos. Essa cor na boca me garante glamour em instantes! Ele empodera quem usa e intriga quem vê, as reações das pessoas vão da curiosidade à admiração, passando pelo desejo. Hoje em dia, me sinto pelada sem o batom vermelho, ele me veste e me blinda!”

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Maria Eugênia Suconic, no ar no programa Adotada, da MTV todas as terças, às 21h:

Eu tinha uns oito ou nove anos na primeira vez em que usei batom vermelho, em um desfile do Marcelo Sommer. Depois disso, a minha vida mudou. Eu passei a usar o batom vermelho loucamente. Pode ser de dia, de noite, não tem uma ocasião perfeita. É só um batom, sabe? Se você se sente bem, pode usar a qualquer momento.

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Rita Comparato, ex-estilista da Neon:

Sou apaixonada por batom vermelho desde pequena. Acordava de manhã e ia “assistir” minha mãe se aprontando para trabalhar – e quando ela passava o batom vermelho era o auge da emoção! Para mim, batom vermelho é como uma peça de roupa. Sem ele me sinto nua e ele finaliza qualquer look que eu vista. Chama atenção para a boca e disfarça todo o resto que não está tão legal (olheiras, espinhas, ruguinhas, etc).

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Bia Perotti, blogueira e nome por trás do Os Achados:

Acho uma beleza clássica. Adoro usar com uma pele linda, bastante rímel e só – uma beleza tipicamente francesa, da qual sou fã. Sem contar que é a melhor pedida para dias de “preguiça”, pois dá um up em qualquer look e disfarça o semblante cansado. Comecei a usar quando comecei a trabalhar com moda. Usava muito preto e elegi como uniforme o combo total black + boca vermelha e delineador. Assim, estava sempre chique e pronta para qualquer evento pós-redação. Me sinto segura, bonita, cool… Gosto de usar com os cabelos ao natural e roupas mais despojadas para não ficar com um ar muito certinho. Mais rocker, menos girlie. 

Sandor Kiss Sandor Kiss

Sandor Kiss (/)

Vanessa Rozan, maquiadora e uma das donas do Liceu de Maquiagem:

Não me lembro direito de quando comecei a usar. Foi em algum momento dos anos 2000. Não era de usar muita maquiagem, então um batom vermelho resolvia a questão. Como sou muito pálida, minha mãe sempre me dizia, “passa um batonzinho, milha filha!”. Então, o vermelho dava um ponto de cor na pele. Descobri o meu tom certo de vermelho quando passei a trabalhar na MAC, em 2003.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s